Início Plantão Rio Rio se destaca em seminário internacional sobre Parcerias Público-Privadas e Concessões

Rio se destaca em seminário internacional sobre Parcerias Público-Privadas e Concessões

 

O prefeito Eduardo Paes participou na terça-feira, dia 17, de almoço-palestra do “Seminário Internacional Parcerias para o Desenvolvimento – PPPs e Concessões”. Realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), no Centro, o encontro reuniu autoridades e representantes de empresas privadas da América Latina e discutiu a importância das Parcerias Público-Privadas e das concessões no crescimento econômico de uma cidade. O encontro de hoje teve como destaque a discussão sobre a “Ampliação dos Investimentos em Infraestrutura através de PPPs e Concessões”, defendida pelo prefeito e também pelo secretário de estado da Casa Civil, Regis Fichtner.

 

Acompanhado pelo secretário municipal da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, e pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), Jorge Arraes, o prefeito do Rio afirmou que não há outra saída para os governos brasileiros a não ser se trabalhar desta forma:

 

– Podemos comparar o caso do Rio com os desafios que o Brasil enfrenta hoje. Nossa cidade passou anos sem os investimentos necessários em infraestrutura. Atualmente, vemos que seria impossível realizar esse conjunto enorme de obras na cidade sem contar com o setor privado. Como realizaríamos tanto em um intervalo tão curto de tempo? É por isso que vamos continuar apostando nesse modelo. É assim que faremos do Rio uma cidade cada vez maior – disse Paes, que destacou o pioneirismo carioca neste tipo de acordo.

 

– Temos a maior PPP do Brasil, no valor de R$ 7,6 bilhões, que será responsável por todas as obras da segunda etapa do projeto Porto Maravilha, e, quem sabe, a segunda maior, a do Parque dos Atletas. Além disso, na próxima semana, fecharemos a concessão da Transolímpica, via expressa que fará a ligação entre a Barra da Tijuca e Deodoro, dois dos principais polos de competição dos Jogos Olímpicos de 2016. Ou seja, são acordos fundamentais para que nossa cidade se desenvolva – concluiu Paes.

 

Representando o governador Sergio Cabral, o secretário Regis Fichtner destacou a importância deste seminário para o estado:

– Trata-se de um encontro fundamental para o país, uma vez que se fala de algo que representa o motor de crescimento que move o Brasil. Criar Parcerias Público-Privadas significa criar empregos, riquezas e infraestrutura. Por isso, pretendemos ter mais sinergia com a iniciativa privada para que possamos trazer ainda mais investimentos para o estado – disse Fichtner.

 

A programação do evento incluiu seis painéis que debateram o estado das PPPs e Concessões no Brasil e em mais quatro países (Peru, México, Chile e Espanha), além das possibilidades de aperfeiçoamento da atividade nas áreas de energia elétrica, aeroportos, saneamento, infraestrutura e legislações.

O encontro foi organizado pela Associação Brasileira de Consultores de Engenharia (ABCE) e Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (SINAENCO), por ocasião da realização da convenção anual da Federação Panamericana de Consultores (FEPAC), no Rio de Janeiro.

 

Fonte: Prefeitura do Rio