Início Plantão Rio Rio sedia o maior evento de montanhismo e escalada da América Latina

Rio sedia o maior evento de montanhismo e escalada da América Latina

O secretário do Ambiente, Carlos Minc, participou na sexta-feira (27/4) da abertura do 2º Congresso Brasileiro de Montanhismo e Escalada, no Morro da Urca. O encontro faz parte de uma série de atividades que estão sendo realizadas pela Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) e pela Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro (Femerj), em comemoração ao centenário da prática desse esporte.

 

 

O uso e a conservação de ambientes de montanhas são o tema central dos debates que acontecem simultaneamente, até a terça-feira (1/5), no Morro da Urca, na UniRio e no Instituto Militar de Engenharia (IME), no bairro da Urca. Os eventos fazem parte da 1ª Semana de Montanhismo, que tem o apoio da Secretaria do Ambiente e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

 

 

A prática do montanhismo no Brasil ocorre, principalmente, em unidades de conservação, como parques estaduais. A partir de debates entre gestores e montanhistas, busca-se organizar as práticas esportivas de forma sustentável, para prevalecer a ética do mínimo impacto e o compromisso com a conservação do meio ambiente.

 

 

Participam das atividades da 1ª. Semana de Montanhismo atletas internacionais como Colin Haley, um dos maiores expoentes de escalada alpina mundial; Jim Donini, uma das maiores lendas do montanhismo no mundo; e Luciano Fiorenza, atualmente um dos escaladores argentinos mais completos da atualidade, com diversas repetições e aberturas de vias nas montanhas da Patagônia.

 

 

Mais informações sobre horários das palestras e demais eventos emwww.semanademontanhismo.com.br.

 

Fonte: Governo do Rio