Início Plantão Rio Rio Sem Miséria amplia acesso de famílias às oportunidades econômicas

Rio Sem Miséria amplia acesso de famílias às oportunidades econômicas

 

Em um canteiro de obras em Triagem, Evandro Oliveira da Cruz ouve atentamente todas as explicações do instrutor de Construção Civil, anda pelas construções inacabadas do conjunto habitacional e observa todos os detalhes. O brilho nos olhos entrega a felicidade de, aos 33 anos, realizar um grande sonho: ter uma profissão.

O morador de Mesquita, na Baixada Fluminense, participou do curso de capacitação oferecido pelo Serviço Social da Indústria da Construção do Rio (Seconci) – parceiro do programa Rio Sem Miséria. Desempregado há mais de um ano e acostumado a viver de “bicos”, pela primeira vez, Evandro tem em mãos um diploma que atesta que ele está apto para trabalhar como servente de pedreiro.

Mas esse não foi a único conquista de Evandro. No curso de qualificação profissional, ele ganhou novos sonhos:

– Aprendi bastante e tenho certeza de que vai me ajudar no mercado de trabalho. Agora, eu quero trabalhar e voltar a estudar para crescer no ramo da Construção Civil. Quero ser engenheiro – disse o servente de pedreiro, acrescentando que esperou a vida toda por uma oportunidade.

Pai de seis filhos, Evandro só conseguiu se dedicar ao curso com ajuda do Renda Melhor, que complementa o orçamento de um salário mínimo da família, fruto do trabalho da mulher como empregada doméstica. Somado ao Bolsa Família, o benefício chega a R$ 495.

– Esse dinheiro ajudou muito nas despesas com comida, roupas e calçados para as crianças. Se não tivesse o Renda Melhor, eu não estaria aqui fazendo o curso. Provavelmente, teria de procurar algum “biscate” para ajudar em casa – frisou Evandro.

Após as oficinas de conhecimentos específicos, os alunos aprovados passam a integrar o banco de dados do Seconci, que os encaminha para entrevistas de emprego em construtoras.

Parcerias mudando vidas

O Rio de Janeiro vive um de seus melhores momentos no que diz respeito ao desenvolvimento econômico: grandes eventos internacionais programados, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, “boom” de investimentos e crescimento na geração de empregos.

Apenas nos próximos dois anos, o estado receberá um volume recorde de investimentos públicos e privados: R$ 211,5 bilhões, segundo dados da Firjan. E para fazer com que a prosperidade chegue a todos, o Governo do Estado está aproximando as famílias que mais precisam das oportunidades existentes.

Levando em consideração que para superar a pobreza extrema é necessário promover o desenvolvimento humano, além da transferência de renda, o Rio Sem Miséria ajuda os beneficiados a terem acesso às ofertas de trabalho e serviços de entidades públicas e privadas. Na maioria das vezes, essas pessoas dispostas a trabalhar têm como principais dificuldades a falta de informação e de qualificação profissional.

– Nós procuramos empresas que têm esse mesmo objetivo para formarmos parcerias, já que o Estado conhece a necessidade dessas pessoas e pode fazer a adequação às oportunidades oferecidas. O Rio vive um virtuosismo econômico e isso precisa chegar às pessoas mais pobres – afirmou a superintendente do Rio Sem Miséria, Patrícia Audi.

Recentemente, outra grande empresa entrou para o time de parceiras do Governo do Estado: a L´oréal, que vai oferecer qualificação profissional a beneficiados pelo Rio Sem Miséria em dez municípios da Região Metropolitana, além de estimular o empreendedorismo na área de beleza.

Além disso, o Banco do Brasil e os Correios também participam da iniciativa através da abertura de contas e emissão de CPFs para os beneficiados.

 

Fonte: Governo do Rio