Palco da final da copa das Confederações, em 2013, e do Mundo, em 2014, o Rio de Janeiro é um dos estados-sede que mais mobilizou voluntários no Brasil e em outros 134 países. Com o encerramento das inscrições para que torcedores possam participar dos eventos esportivos como colaboradores, foram registrados 130.919 candidatos. No Rio, foram 18.763 pessoas na disputa pelas vagas de voluntariado.
Moradora do Vidigal, na Zona Sul do Rio, a pensionista Simone Lopes está na torcida para conquistar uma das 7 mil vagas para trabalhar na Copa das Confederações e 15 mil para o Mundial. Ela já está se preparando caso seja uma das selecionadas. A jovem pretende fazer um curso de espanhol para atender aos turistas.
– Eu me inscrevi para colaborar com esses importantes eventos e ganhar mais experiências. Não podia deixar de participar. Queria ser selecionada para atuar no Maracanã. Seria muito interessante. Estou na expectativa – disse Simone, de 44 anos.
Segundo o gerente de Voluntários do Comitê Organizador Local (COL), Rodrigo Hermida, o bom momento econômico e social e a pacificação do Rio de Janeiro são os principais motivos para que voluntários escolham a cidade para colaborar. O Rio está em segundo na quantidade de candidatos inscritos, depois de São Paulo.
– O Rio de Janeiro tem um papel de destaque nas copas das Confederações e do Mundo, como palco das duas finais e sede do Centro Internacional de Transmissão. Estamos felizes que a população tenha percebido a importância de se envolver. Tivemos muitos candidatos de outros estados e países querendo atuar como voluntários na cidade – disse Hermida.
Capacitação para atender ao público
Para trabalhar nos dias das competições, durante 10 horas por dia, os inscritos precisam passar por um processo seletivo especial, que inclui treinamento, dinâmicas de grupo e entrevistas. Os colaboradores serão capacitados para atender aos torcedores e à imprensa. A função mais disputada será auxiliar nas competições nos estádios como o Maracanã e centros de treinamentos.
Governo do Rio