Início Plantão Rio Rio terá programa para idosos desaparecidos

Rio terá programa para idosos desaparecidos

O Poder Executivo, através da Superintendência de Políticas para a Pessoa Idosa da Secretaria de Ação Social e Direitos Humanos, deverá criar o programa "SOS Idosos", que reunirá ações voltadas à localização de idosos desaparecidos no estado. A iniciativa é do deputado Marcelino D`Almeida (PMDB), autor do projeto 175/07, que cria a campanha. O texto foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio nesta terça-feira (06/10) e será enviado à sanção pelo governador Sérgio Cabral.

– A terceira idade comumente envolve dificuldades com relação à memorização e, infelizmente, com muita frequência, a solidão. São condições que, unidas, fazem aumentar o número de desaparecidos nessa faixa etária. Com a campanha, teremos no estado um mecanismo de solução destes casos, aposta o autor do projeto, que terá 15 dias para ser sancionado ou vetado pelo governador.

O programa terá como principais objetivos a formação de um grupo de trabalho para localizar pessoas idosas desaparecidas, e cujo paradeiro seja ignorado pelos familiares; e a criação de uma campanha para divulgação de fotos e de um sistema de comunicação integrada com banco de dados, para agilizar a localização dos desaparecidos. Serão confeccionados cartazes com fotos dos idosos desaparecidos, nome e telefones do órgão coordenador do programa para serem distribuídos e colados em locais públicos – especialmente nas estações de transportes coletivos, nas repartições públicas, nos hospitais, postos de saúde e similares. O programa também contará com a participação da Delegacia Especial de Atendimento e Proteção ao Idoso, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para a criação do sistema de comunicação e atuação integrada.

 

 

 

Fonte: Alerj