Início Plantão Barra RIO + VERDE REALIZA SEU 1º EVENTO NO DIA 2/6 APARTIR DAS...

RIO + VERDE REALIZA SEU 1º EVENTO NO DIA 2/6 APARTIR DAS 09HS NA MARINA BARRA CLUB

 

Décadas de descaso com o meio ambiente transformaram o Complexo Lagunar da Barra e Jacarepaguá em um dos maiores concentradores de esgoto e lixo do Estado. A poluição da região iniciou-se na década de 50, junto com a expansão populacional da Zona Oeste. Hoje, aquelas águas, berço de diversas espécies animais e vegetais, recebem diariamente cerca de 500 toneladas de esgoto. A Comlurb coleta aproximadamente 170 toneladas de lixo por dia.

 

 

Ações como a construção de estações de tratamento de esgoto e a dragagem das lagunas já foram iniciadas pelo poder público, fazendo com que a despoluição deste ecossistema comece a se tornar uma realidade para os cariocas. Entretanto, de pouco adiantará limpar essa jóia carioca se os moradores do seu entorno não tiverem consciência das suas responsabilidades com o meio ambiente e não a mantiverem limpa para sempre.

 

 

Pensando nisso, o movimento Rio+Verde, criado por moradores da Barra e das ilhas que compõem o Complexo Lagunar da Barra e Jacarepagua, faz no sábado, dia 2 de Junho, das 09 horas às 17h, na Marina da Barra, ao lado da Ilha dos Pescadores, um mutirão de limpeza das Lagos da Barra e Jacarepaguá.

 

 

Embarcações de até 20 pés partirão da Marina com destino às lagunas para recolherem lixo. Os três barcos que recolherem maior peso de lixo – que será pesado pela Comlurb e separado com destinação para a reciclagem – serão permiados com um motor de popa elétrico, uma bicicleta elétrica e um microcomputador.

 

 

Além da Comlurb, várias empresa e associações locais, como AMAR, Assape, Grande Rio reciclagem, Ecobarratur, Barra Sustentável, DRD Consultoria Ambiental, CS Advogados, entre outras, já apoiam o evento.

 

 

O objetivo do Rio + Verde é promover a luta por um Rio mais limpo e ambientalmente sustentável. A limpeza das Lagoas da Barra e Jacarepaguá, às vésperas do início da Rio + 20, será a primeira de uma série de eventos que o movimento programa fazer daqui para a frente.

 

 

Enquanto os barcos e Standups recolhem lixo nas lagoas, haverá em terra, dentro da Marina, várias atividades para adultos e crianças, como oficinas de teatro, artesanato a partir de materiais recicláveis, recreação, etc.

 

 

A entrada é franca. Mas a organização pede se possível a doação de agasalhos e alimentos não perecíveis
As incrições para a participação das embarcaçoes podem ser feitas com a Ecobarratur através do telefone 2491-4048

 

Fonte: Adriana Mello