Início Plantão Rio Rio+20 será referência para as próximas conferências da ONU

Rio+20 será referência para as próximas conferências da ONU

A Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, ou Rio+20, será o parâmetro para as próximas convenções internacionais da Organização das Nações Unidas (ONU) no que tange à acessibilidade, conectividade e sustentabilidade. O secretário do Comitê Nacional de Organização da Rio+20, ministro Laudemar Aguiar, destacou durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (30/5) as medidas tomadas pelos governos federal, estadual e municipal para facilitar o acesso da população e de estrangeiros ao Riocentro, principal espaço de discussão, e elogiou o sistema de metrô do Rio de Janeiro, totalmente acessível a portadores de necessidades especiais. Todos os pavilhões serão equipados com piso tátil para deficientes visuais, avisos sonoros para deficientes auditivos e rampas de acessos para cadeirantes e visitantes com dificuldade de locomoção.

 

– A organização da Rio+20, seguindo orientações da presidência da República, quer fazer com que essa seja uma conferência inclusiva e participativa. Não podemos, por falta de equipamentos adequados, sejam físicos ou digitais, discriminar pessoas com deficiência. O Brasil tem 45 milhões de pessoas, ou seja 23,9% da população, com alguma deficiência e não é justo que elas sejam excluídas desse evento – afirmou Aguiar.

 

As instalações no Riocentro ocupam o dobro do espaço reservado para a Eco 92 – primeira conferência da ONU sobre meio ambiente, realizada há 20 anos no Estado. As obras, que levam em consideração a preocupação com a sustentabilidade – utilização de madeira certificada nas construções, geradores a base de biocombustíveis e coleta seletiva de lixo – serão concluídas até o dia 5 de junho, quando a bandeira das Nações Unidas será hasteada no local.

 

Segundo o ministro, todas as emissões de carbono produzidas durante o encontro serão compensadas pelo governo federal, que prezará a utilização de tecnologias digitais para as apresentações, evitando o consumo excessivo de papel. Os mais de 27 mil metros quadrados dos cinco pavilhões ocupados no Riocentro estão preparados para receber 38 mil credenciados por dia. Toda as 194 delegações e agências das Nações Unidas terão um escritório com cerca de 25 metros quadrados. O Brasil vai ocupar o maior espaço dentro do centro de convenções.

 

– Já temos a confirmação de 102 chefes de Estado e 176 países já reservaram hospedagem nos hotéis da cidade, o que mostra a importância e a dimensão da conferência – comemorou Aguiar.

 

A segurança no Riocentro será reforçada por 1,2 mil homens das Forças Armadas, além de 500 agentes da Polícia Federal, Polícia Militar e Guarda Municipal. O policiamento será reforçado especialmente no pavilhão 5, reservado aos chefes de Estado e plenárias dos membros da ONU. O transporte dos credenciados para o evento será feito com 350 ônibus em rotas diversas.

 

Além do Riocentro, outros espaços sediarão eventos paralelos, como o Parque dos Atletas – que concentrará os pavilhões de exposição oficial do Brasil e de mais 57 países, organismos internacionais, governos e prefeituras – e a HSBC Arena, na zona oeste. No Parque do Flamengo, haverá manifestações da Cúpula dos Povos, congregando ONGs e movimentos sociais brasileiros e internacionais. O Museu de Arte Moderna e o Vivo Rio também abrigarão exposições e serão espaços de retransmissão pela TV ONU.

 

No Píer Mauá, serão montados estandes para as apresentações de tecnologias sustentáveis pelos Ministérios da Saúde, Comunicações, Educação e Integração Nacional. Os eventos culturais e de inclusão social do governo federal serão alocados no Galpão da Cidadania, na Gamboa, assim como a Quinta da Boa Vista.

 

Fonte: Governo do Rio