Início Plantão Barra Riocentro ganha um hotel para a Copa de 2014

Riocentro ganha um hotel para a Copa de 2014

 

 

Os administradores do Riocentro, apesar das preocupações com a Rio+20, já estão focados para a Copa do Mundo de 2014. Estão previstas para começar, no próximo dia 10, as obras de finalização do Pavilhão 1 do centro de convenções, que vai servir de base para o Comitê Organizador Local da Fifa a partir do ano que vem. Já em julho, começa a ser construído um hotel com 312 apartamentos, que deve ficar pronto em dezembro de 2013. O total de investimentos previstos é de R$ 160 milhões.

 

 

De acordo com Arthur Repsold, presidente da GL events Brasil, empresa que adquiriu em 2006 da prefeitura a concessão do Riocentro, por 50 anos, o objetivo da construção do hotel é criar uma nova opção de hospedagem voltada, principalmente, para os profissionais envolvidos em eventos realizados no centro de convenções. O prédio de 13 andares ficará pronto na mesma época em que será montada a base para as equipes de televisão de todo o mundo que virão para acompanhar a Copa.

  

 

Hotel terá restaurante com vista panorâmica

O hotel ficará às margens da Avenida Salvador Allende, e um de seus principais atrativos será um de seus dois restaurantes, na cobertura, com vista panorâmica. Haverá também 600 metros quadrados de salas de reunião e piscina. A unidade, de três estrelas, será administrada pela rede Accor, com a bandeira Mercure. O projeto é assinado pelo arquiteto francês Jean Michel Wilmotte — responsável pela concepção de outros nove hotéis na própria França, na Tunísia, em Mônaco e no Barein — e contou ainda com o apoio de um escritório brasileiro.

 

 

A finalização do Pavilhão 1, que abrigará os profissionais da Fifa, deve aumentar sensivelmente a capacidade do Riocentro. Atualmente, há possibilidade de um público diário de até cem mil pessoas — para a Rio +20, por exemplo, a expectativa é de 40 mil por dia. Até 2016, ano das Olimpíadas, o presidente da GL events espera elevar a taxa de ocupação em 30%.

 

 

— Um ponto importante que teremos em breve é a melhoria do transporte com a construção de uma estação do BRT da Transolímpica. Também estamos pensando em novas obras, com vistas ao Jogos de 2016 — destacou Repsold.

 

 

O Centro de Televisão da Copa de 2014, que começará a funcionar no fim do ano que vem, ocupará uma área de 80 mil metros quadrados, sendo 60 mil de espaço coberto, com isolamento acústico no telhado, e 20 mil de área descoberta, onde será construído o pátio das antenas de recepção e transmissão dos jogos para todo o mundo. Cerca de cem TVs internacionais construirão seus estúdios no Riocentro.

 

 

Em 2011, o centro de convenções registrou o maior número de eventos e público de sua história. Mais de 1,8 milhão de pessoas passaram por 70 feiras, conferências, shows e encontros corporativos nacionais e internacionais. Em 2010, foram 1,3 milhão de visitantes.

 

 

Atualmente, o Riocentro tem quatro pavilhões, sendo dois construídos na época da inauguração, na década de 1970, e os outros, nos anos 1990. Desde 2006, já foram realizadas diversas melhorias, como a construção de uma estação de tratamento de esgoto e a reforma no sistema de refrigeração. O total investido passa de R$ 90 milhões.

 

 

A área total do centro de convenções é de 571 mil metros quadrados, dos quais 100 mil são de área construída. O estacionamento possui 7 mil vagas. São oferecidos atualmente, por exemplo, auditório multifuncional com capacidade para até 4.500 pessoas, 16 salas modulares com capacidade para 270 pessoas, salão VIP, cozinha industrial, postos de atendimento médico, bureau de segurança estratégica e heliponto.

 

 

A empresa GL events tem sede na França e assumiu a gestão não apenas do Riocentro como, também, da HSBC Arena, desde a preparação para o Pan de 2007.

 

Fonte: GL Events