Programa de Recuperação Ambiental da Bacia de Jacarepaguá já finalizou a canalização de quatro rios a fim de melhorar o escoamento das águas em caso de grandes chuvas
Claro que uma medida como essa não é possível em todos os rios. Mas neste trecho específico do Papagaio, vimos que esta seria a melhor solução, até para valorizar a região”, conta Duarte. “O próprio conceito de drenagem não nos permite fazer o fechamento do tampão do rio, pois dificulta a própria manutenção. Mas em alguns casos você consegue adaptar à realidade da localidade, de acordo com a necessidade e o projeto hidráulico”.
O conjunto de obras já beneficiou, além do Anil, moradores dos bairros Freguesia e Itanhangá, onde cortam os rios São Francisco, Itanhangá e Córrego da Panela, onde as macrodrenagem já foram finalizadas. Foram mais de 4 quilômetros revitalizados por meio de processos de canalização, dragagem e melhorias paisagísticas. Neles foram colocados, por exemplo, seções de concreto que aumentam a velocidade da água – e, consequentemente, a velocidade de escoamento –, além de galerias maiores.
Ao todo, serão beneficiados 350 mil moradores da região. O programa conta com investimentos de R$ 340 milhões. Os 14 rios que receberão a intervenção foram divididos em três lotes. Eles cercam a principal região dos Jogos Olímpicos de 2016, onde serão instalados equipamentos para as competições.
VÍDEO – http://youtu.be/5zvHyL8agYU
Fonte: Subprefeitura do Rio