O uso exagerado do computador poderá ser tema de uma semana de conscientização nas escolas da rede pública estadual. É o que pretende a deputada Sula do Carmo (PMDB), autora do projeto de lei 901/07, aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio, nesta quarta-feira (16/09), em primeira discussão. Para a parlamentar, o maior risco que o aparelho oferece é o de tornar seus usuários sedentários.
– Ninguém duvida que o computador, além de uma importante ferramenta de trabalho, se transformou em diversão. Internet, jogos, música, fotos e filmes fazem com que muitas pessoas passem horas e horas diante do computador. O que traz sequelas para o nosso corpo, aponta.
O programa envolverá cartazes com alerta aos pais de que o uso exagerado de computadores, em especial da internet, pode viciar, e sobre os riscos de fadiga visual,. E, ainda, cartilhas de orientação, voltadas aos jovens e aos seus pais, indicando todos os cuidados a serem tomados, assim como os especialistas a serem procurados, em caso de problema.
Fonte: Alerj