A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 4 a 7 de novembro, o projeto “Riso Para Todos”. Comanda o evento o grupo teatral “Celeiro das Antas Companhia do Riso”, que apresentará no palco do Teatro de Arena três peças cômicas para públicos de todas as idades.
O espetáculo “Bagulhar”, destinado aos públicos juvenil, jovem e adulto, conta a história de Ogro e Micróbio, figuras tragicômicas que vivenciam, em suas jornadas, de um lado, a aridez da vida, de outro, histórias fantasiosas, fazendo a plateia rir de suas desgraças e atitudes desastradas. “Bagulhar” foi desenvolvido a partir da tese de mestrado do diretor José Regino, das pesquisas realizadas pelo grupo e do projeto “Vagabundos, Malandros e Outros Errantes”, contemplado com o Prêmio Funarte Petrobrás de Estímulo ao Teatro.
Na peça “Era uma vez Chapeuzinho Vermelho”, a famosa fábula é recontada dando contornos críticos a questões em que o espectador nunca parou pra pensar. Qual é o verdadeiro nome de Chapeuzinho Vermelho? Que tipo de mãe mandaria uma criança indefesa atravessar uma floresta sozinha? O espetáculo foi construído para o público infantil, mas consegue acordar memórias nos adultos, trazendo à tona emoções primordiais e humanas. Parte do entendimento de que o trabalho do palhaço é, sobretudo, fazer com que cada espectador se permita revelar e assumir-se, tornando-se capaz de rir de si mesmo, de suas preocupações e limitações. Os palhaços Zambelê (José Regino) e Lajota (Elison Oliveira) revelam suas próprias debilidades e, ao se revelarem, fazem o público descobrir o sentido e a capacidade de libertar-se das restrições que a sociedade impõe aos sentimentos. O espetáculo é uma livre adaptação da tradicional história para a linguagem dos palhaços, concebida e dirigida por José Regino.
Já “Alma de Peixe – Teatro para Bebês” é o exercício mais recente do desenvolvimento e aperfeiçoamento de técnicas realizado pelo grupo. Dedicado ao universo dos bebês, a peça traz à cena as descobertas de uma menina que se depara com o olhar do outro, descobrindo as possibilidades em lidar com caixas de papelão. Quando revira um velho baú, ela se depara com uma cópia dela mesma com a qual ela disputa seu espaço e seus objetos, conhecendo os prazeres e desencontros da relação com o outro. Vendo-se sob o olhar de um peixe, ela descobre um outro universo de possibilidades e sonhos. “Alma de Peixe” é dedicado ao público infantil (crianças de 8 meses a 5 anos de idade).
SERVIÇO
RISO PARA TODOS
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro. (estação metrô Carioca)
Informações: (21) 2544-4080
Datas: de 4 a 7 de novembro de 2010
Horário: Quinta-feira as 15h (Alma de Peixe – Teatro para Bebês) e sexta a domingo, às 15h (Alma de Peixe – Teatro para Bebês), 17h (Era uma vez… Chapeuzinho Vermelho) e as 20h (Bagulhar).
Ingresso: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia)
Classificação: Alma de Peixe – Teatro para Bebês (de 8 meses a 5 anos), Era uma vez… Chapeuzinho Vermelho (3 anos) e Bagulhar (12 anos).
Bilheteria: de terça a sábado, de 10h às 20h e domingo de 10h às 19h
Lotação máxima do teatro: 226 lugares (mais 04 para cadeirantes)
Acesso para portadores de necessidades especiais
Acesse a programação da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural
Fonte: Assessoria