Início Plantão Brasil Roberta Sudbrack será a Chef do Time Brasil no Crystal Palace

Roberta Sudbrack será a Chef do Time Brasil no Crystal Palace

 Enquanto buscam recordes e medalhas, os atletas brasileiros terão a garantia de uma excelente alimentação e do tempero brasileiro em seus momentos de descanso.  O Time Brasil ganhou o reforço da chef Roberta Sudbrack para comandar a cozinha do Crystal Palace, base exclusiva da delegação brasileira antes e durante os Jogos Olímpicos Londres 2012.

 

A parceria do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com uma das mais conceituadas chefes de cozinha do país é mais um ingrediente para que os atletas sintam-se o mais a vontade possível em Londres, e que tenham nos treinamentos e competições suas únicas preocupações. Roberta Sudbrack está em Londres, onde fica até o dia 16, para conhecer as instalações do Centro Esportivo Crystal Palace, reunir-se com a equipe de cozinha local, fornecedores de alimentos, além de visitar mercados latinos de alimentos, para definir o planejamento e a logística do seu trabalho. A partir desta visita, a chef decidirá todas as receitas que servirá aos atletas, sempre num trabalho em conjunto com a equipe de nutricionistas do COB.

 

No Crystal Palace, Roberta Sudbrack elaborará o cardápio da delegação brasileira, será responsável pela indicação da equipe de cozinheiros e pela montagem do refeitório do Time Brasil, com capacidade para atender 210 pessoas simultaneamente. Seu trabalho com o COB será voluntário. “Estou muito orgulhosa com o convite do COB, de poder ajudar o Time Brasil nessa reta final de preparação e viver essa experiência com o esporte e a saúde através da qualidade de alimentação. Vamos transformar o refeitório dos atletas em um ambiente que revele, a cada refeição, o que o Brasil tem de melhor. A comida, além de servir para repor às necessidades nutritivas dos atletas, servirá também como uma experiência íntima, pessoal e saborosa”, comentou Roberta.

 

Proprietária de um premiado restaurante na Zona Sul do Rio de Janeiro, Roberta pretende, no Crystal Palace, adaptar sua culinária para atender as necessidades especiais dos ídolos do esporte nacional. “Não se deve esperar as receitas servidas no restaurante, mas um cardápio para o dia a dia, enxuto e descontraído, que ofereça aos atletas pratos que privilegiem a qualidade dos produtos brasileiros e o frescor dos ingredientes. Além de recompor as energias que eles precisem, despertem a memória gustativa de cada um e os transporte um pouco para perto de casa no momento das refeições”, explicou Roberta.

 

A produção dos cardápios terá acompanhamento integral dos nutricionistas da delegação brasileira. “A ideia é de uma comida referencial do cotidiano brasileiro, porém de alta qualidade que combina técnica, gosto e uma linguagem moderna no uso de produtos, prestigiando ingredientes frescos, da estação e preferencialmente orgânicos, que além de conferir sabor e leveza é um diálogo entre a nutrição esportiva e a gastronomia, transformando o ato de comer dos nossos atletas em um momento a ser compartilhado e uma celebração coletiva”, completou a chef.

 

O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman destacou a o trabalho que  Roberta terá no Crystal Palace. “A alimentação e a nutrição são fundamentais para o atleta de alto rendimento. O COB está pensando em todos os detalhes para proporcionar aos nossos atletas a melhor estrutura em todos os aspectos. Ter a Roberta Sudbrack, uma das mais conceituadas chefes do país, nessa missão revela nossa preocupação com os todos os detalhes da preparação final dos atletas. Certamente ela contribuirá muito para a qualidade de serviços que o COB oferecerá em Londres 2012”, afirmou Nuzman.

 

Perfil – Roberta Sudbrack

 

Roberta Sudbrack é gaúcha, nascida em Porto Alegre. De formação autodidata, foi a primeira chefe  a comandar a cozinha do Presidente da República do Brasil, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Detentora de diversos prêmios nacionais e internacionais de gastronomia, Roberta é reconhecida como uma das melhores chefes de cozinha do Brasil. Em 2011, Roberta teve seu restaurante incluído entre os 100 melhores do mundo pela revista inglesa “Restaurant”. Entre suas principais características está a valorização de ingredientes da rica culinária nacional, misturados com tendências modernas, que dão a sua cozinha ares criativos e regionais. A chef busca resgatar a memória, os sabores típicos e a produção artesanal. E utiliza sempre produtos brasileiros pouco valorizados.

 

Desde os primeiros trabalhos até chefiar a mais importante cozinha do país, Roberta tem se revelado como uma das mais inventivas e consistentes chefes de cozinha de sua geração.  Seu trabalho autoral, criativo e de alta qualidade utiliza, sem excessos ou clichês regionais,  os ingredientes nacionais, dignificando a culinária brasileira. Sua cozinha é uma mistura de sensações e lembranças para se viver a experiência do gosto.

 

Sobre o Crystal Palace

O Centro Esportivo Crystal Palace será base do Time Brasil fora da Vila Olímpica, uma base exclusiva de treinamento do Time Brasil antes e durante os Jogos Olímpicos de Londres 2012. Desta forma, o Brasil contará com uma estrutura capaz de atender as necessidades específicas da delegação em horários diferentes dos definidos pela organização dos Jogos Olímpicos. A base em Crystal Palace é uma inovação na história das missões brasileiras em Jogos Olímpicos e possibilitará que profissionais credenciados ou não entre os oficiais da Vila possam exercer suas funções e contribuir para o melhor desempenho dos atletas brasileiros. Em Crystal Palace, o COB terá a seu dispor equipamentos de altíssimo nível, que servirão para a concentração das equipes até a ida para Vila Olímpica. Os atletas brasileiros chegarão a Londres um mês antes das competições.

 

Depois do inicio dos Jogos, o centro esportivo abrigará todos os membros da delegação brasileira não credenciada para a Vila Olímpica. São médicos, auxiliares técnicos, treinadores, fisioterapeutas, sparrings, membros do departamento de Ciência do Esporte, entre outros, que formarão uma espécie de quartel general do Brasil em Londres. O objetivo do COB é oferecer as melhores condições aos atletas brasileiros durante os Jogos Olímpicos. Serão oferecidos serviços como ciência do esporte, medicina esportiva, tecnologia de vídeo, entre outros tantos, que proporcionarão aos atletas um ambiente propício para a sua preparação a um nível significativamente mais elevado.

 

Comunicação – Relações com a Imprensa