O lixo pode render uma boa economia no bolso de clientes da Light em comunidades cariocas e ainda contribuir para a preservação ambiental. No dia 10 de outubro, a Rocinha vai inaugurar seu ecoponto pelo Projeto Light Recicla, que troca material reciclável por descontos na conta de energia elétrica. Desde seu lançamento em agosto do ano passado, o projeto da Light atende as comunidades Santa Marta, Chapéu Mangueira e Babilônia, no Leme. Quem conta a novidade é a gerente de Atendimento às Comunidades da Light, Fernanda Mayrink, destacando a importância da iniciativa, que vai beneficiar cerca de 15 mil residências na comunidade.
Quais serão as comunidades atendidas pelo Light Recicla?
Fernanda Mayrink: Além da Rocinha, a Light vai levar a iniciativa para mais comunidades pacificadas: Vidigal, Cabritos, Tabajaras, Pavão-Pavãozinho, Cantagalo e Chácara do Céu, além do conjunto habitacional Cruzada São Sebastião. Com o projeto nessas áreas, os moradores terão acesso a ecopontos, locais nas comunidades em que é realizada a troca de material reciclável – como garrafas Pet, latas, plástico, papelão, papel, vidro, metal e óleo vegetal – por descontos na conta de energia elétrica. O Projeto tem parceria com as empresas 3E Engenharia, Doe Seu Lixo e Coopama e como madrinhas dos Ecopontos as empresas Supergasbras, Hortifruti e Coca-Cola Brasil.
Como funciona o Light Recicla?
Fernanda Mayrink: A ideia é muito simples. Basta o cliente da Light das comunidades atendidas pelo projeto se cadastrar, apresentando a conta de energia elétrica no ecoponto para ter direito ao cartão do cliente. Com ele, toda vez que levar material reciclável, ele ganha o correspondente ao peso do material, papel, plástico etc. em desconto, que será repassado para a sua conta de energia. Os demais clientes podem participar doando seu material para desconto na conta de luz de uma das instituições sociais cadastradas no projeto.
Quais as vantagens do projeto para o meio ambiente?
Fernanda Mayrink: Com um ano de vida, o Light Recicla já alcançou 320 toneladas de material recebido, além de dois mil litros de óleo, que seriam descartados sem o tratamento adequado.
Quais os benefícios para os clientes da Light nessas comunidades?
Fernanda Mayrink: Para as pessoas que participam é uma forma de gerar renda, ao proporcionar descontos na conta de energia elétrica. Além disso, contribui com a melhora da qualidade de vida e saúde da população.
Serviço:
Inauguração do Ecoponto Rocinha
Data: 10 de outubro, às 10h
Local: Praça Ailton Rosa, entre a passarela e a academia a céu aberto
Saiba mais sobre o Light Recicla no site: http://www.light.com.br/light-recicla.asp
Mais informações: Assessoria de Imprensa – Light