Durante os dez dias de Rock in Rio e nos dois finais de semana anteriores ao evento, a organização do festival, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), distribuirá 250 mil sacolas de lixo para hóspedes que estiverem ocupando a rede hoteleira da zona sul e da Barra da Tijuca, próximos à orla. A ação será realizada até o dia 22 de setembro, último dia do evento. “Todos os quartos receberão diariamente uma sacola para lixo reciclável e outra para lixo orgânico. A ideia é que os turistas circulem pela cidade munidos deste material e participem ativamente da campanha Lixo no Lixo, Rio no Coração, que é o projeto social desta edição do Rock in Rio”, afirma Roberta Medina, vice-presidente do festival. Vale lembrar que 46% do público desta edição vem de outros estados brasileiros e até de outros países.
A ABIH-RJ divulgou, esta semana, a primeira pesquisa parcial revelando que já há uma ocupação de 70% dos hotéis cariocas para os dias do Rock in Rio. Na segunda semana de setembro, outra estimativa será anunciada. “Por ser um evento que traz um grande movimento de pessoas à cidade, a ABIH-RJ sensibilizou-se desde o primeiro momento com a causa por entender que para incentivar o turismo é essencial termos uma cidade limpa”, diz o presidente da entidade, Alfredo Lopes de Souza Júnior. Os hotéis associados à ABIH-RJ interessados em participar devem entrar em contato com a entidade.
A ação faz parte da campanha Lixo no Lixo Rio no Coração, lançada em maio deste ano. Além de quatro filmes institucionais e anúncios impressos, já foram realizadas quatro ações em parceria com a Comlurb e uma motociata, com 200 motociclistas, que circularam com cartazes desde a Cidade do Rock até o Leme. Outras ações estão programadas para essa semana, até o Rock in Rio. O início da campanha coincidiu com o início do Programa Lixo Zero, da Comlurb, e resultados positivos em relação à mudança de comportamento da população e à redução do descarte incorreto do lixo nas ruas da cidade já começam a ser percebidos.
APPROACH – assessoria de imprensa Rock in Rio