O passeio (Re)conhecendo o Centro do Rio abre, neste domingo (7/11), a programação de novembro do projeto Roteiros Geográficos do Rio, organizado pelo Núcleo de Estudos sobre Geografia Humanística, Artes e Cidade do Rio de Janeiro, do Instituto de Geografia da UERJ, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.
Coordenado pelo professor João Baptista Ferreira de Mello, o roteiro realizado a pé é gratuito e passa pelas principais ruas e pontos de interesse turístico-cultural da cidade. O projeto segue sua programação no dia 11, quinta-feira, com o Roteiro Noturno no Centro do Rio; dia 15, segunda-feira, é a vez do passeio Celebrando a Ordem e o Progresso na Geografia do Rio e Avenida Rio Branco – 105 anos nos braços e na alma do povo; dia 27, sábado, Descortinando as Geografias do Catete, Flamengo e Glória, e encerrando o mês de novembro, Caminhando Entre Luzes no Centro do Rio à Noite, no dia 30, terça-feira.
O roteiro (Re)conhecendo o Centro do Rio começa às 9h50, no alto do morro de São Bento e o itinerário passa pelo Mosteiro de São Bento (onde o público assiste a cinco minutos da missa com cantos gregorianos), vista panorâmica da Praça Mauá, Área Portuária e Baía de Guanabara; Av. Rio Branco, Largos de Santa Rita e da Sardinha, visita à Igreja Nossa Senhora da Candelária, Centro Cultural Banco do Brasil e Centro Histórico Beira-Mar, além de cobrir as principais ruas e avenidas do centro da cidade, mais o Beco das Cancelas, a Praça XV e o Paço Imperial.
O Roteiro Noturno no Centro do Rio (dia 11) parte da Catedral Presbiteriana (esquina de Praça Tiradentes com rua da Carioca), a partir das 20h, e explora os principais monumentos do Centro e da Lapa, como a Catedral Evangélica do Rio de Janeiro e o Real Gabinete Português de Leitura, a Escadaria Selaron, a Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa e a Sala Cecília Meireles.
Mais informações e detalhes sobre todos os roteiros programados para este mês de novembro no site www.roteiros.igeog.uerj.br. As inscrições podem ser feitas pelo celular 8871-7238 ou [email protected]. Os grupo são limitados e, com tempo chuvoso, a programação é cancelada.
Fonte: Governo do Rio