Início Plantão Brasil Roupa ecológica faz moda sustentável

Roupa ecológica faz moda sustentável

No Rio de Janeiro, a empresa Ciclo Ambiental veste a sustentabilidade. A   moda do empreendimento é feita com roupas e acessórios ecológicos   confeccionados com garrafas PET recicladas e misturadas ao algodão.

 

 

As embalagens PET são feitas de politereflalato de etileno   100% reciclável e a sua composição química não produz nenhum produto tóxico,   sendo formada apenas de carbono, hidrogênio e oxigênio. Ao passarem por um   processo industrial, as garrafas são derretidas a uma temperatura de 1800ºC e   transformadas em fibras de poliéster. Associadas ao algodão, essas fibras   podem ser usadas para confeccionar qualquer peça de vestuário.

 

 

A empresária Isabele Delgado percebeu que, usando essa   matéria-prima, poderia ajudar a preservar o meio ambiente, além de prosperar   profissionalmente. O envolvimento dela com a questão foi tanto que resolveu   apostar no empreendedorismo e montou o negócio. Pediu demissão do emprego e   decidiu ser dona da própria vida.

 

 

Em 2001, ela inaugurou a Ciclo Ambiental, que também tem   responsabilidade social com a população de baixa renda. Isabele contrata mão   de obra terceirizada. Fez parceria com uma cooperativa de costura e contratou   um serigrafista. A equipe dá conta de produzir mensalmente cerca de três mil   peças. O faturamento anual chega a R$ 30 mil. Na época da inauguração, o   rendimento anual atingia R$ 5 mil e a produção mensal rendia cem peças.

 

 

Segundo Isabele, a carteira de clientes tem aumentado   consideravelmente. A coleção da Ciclo Ambiental circula como brindes em   empresas estatais e privadas. A expectativa é continuar crescendo e   conquistar novos mercados. “Para chegar até aqui, o Sebrae   foi fundamental na minha vida. A instituição foi muito importante na formação   de empreended ores e não foi diferente comigo”, afirma.

 

 

Há 40 anos, o Sebrae promove a competitividade e o   desenvolvimento sustentável da micro e pequena empresa. Sustentabilidade é   empreendedorismo, eficiência, inovação, gestão, lucro e responsabilidade   social e ambiental. Por isso, o Sebrae é parceiro oficial da Rio+20.

 

 

O Sebrae representa 99,1% das empresas brasileiras, mais   de dois milhões de empreendedores individuais (EI) e 4,4 milhões de   agricultores familiares. Isso corresponde a mais de 37 milhões de   pessoas.

 

 

Fonte:  Ciclo Ambiental   Isabele Delgado (21) 2224-5826   Site: www.cicloambiental.com 

Agência Sebrae de Notícias   (61) 3243-7852/ 2107- 9104/3243-7851/ 9977-9529   Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800   www.agenciasebrae.com.br   www.twitter