Início Plantão Brasil Rubens Barrichello é pole no GP do Brasil

Rubens Barrichello é pole no GP do Brasil

Após um treino complicado, com várias interrupções por conta da forte chuva que atingiu Interlagos, Rubens Barrichello conquistou bravamente a pole position para o Grande Prêmio do Brasil que acontece neste domingo (18). O brasileiro da Brawn cravou o tempo de 1:19.576 e largará 14 posições à frente do favorito ao título, o inglês Jenson Button. O outro rival de Rubinho na luta pelo título, Sebastian Vettel, sairá apenas em 16º.
 
Vettel foi o primeiro a entrar na pista, levantando água à frente de Romain Grosjean, da Renault, e Giancarlo Fisichella, da Ferrari, que logo rodou. O italiano da Ferrari teve seu carro rebocado e deixou a disputa. Com quatro minutos, e apenas sete corredores completando voltas, o treino foi paralisado por 14 minutos.
 
De volta, Hamilton foi o primeiro a pular na frente, mas o piloto inglês acabou fora da disputa no Q1. A um minuto do fim do Q1, Hamilton desistiu de sua volta e, apenas com o 18º melhor tempo (1m25s192), ficou fora da disputa pela pole, assim como seu companheiro de McLaren, Heikki Kovalainen (1m25s052), que largará em 17º. 
 
Surpreendente, entretanto, foi o desempenho de Sebastian Vettel que, ainda com chances de título, não conseguiu se classificar, e com 1m25s009 larga em16º lugar. Nick Heidfeld, da BMW Sauber, e Fisichella, também eliminados, completam o grid nas duas últimas posições.
 
Mais uma paralisação antes do Q2 e os carros voltaram à pista quando faltavam três minutos para as 15h. Quinze pilotos lutavam para ficar entre os 10 que avançariam à terceira parte do treino. A primeira vítima foi Vitantonio Liuzzi, da Force India, que bateu forte no muro.
 
O treino parou de novo às 15h02m e só às 16h10m os motores voltaram a roncar. A quatro minutos do fim do Q2, Barrichello era o quinto colocado, e Button estava em 11º, fora da zona de classificação. O inglês não conseguiu melhorar sua posição e, com 1m22s504, fora da superpole, largará em um animador – para os brasileiros – 14º lugar. Rubinho segurou a 10ª posição com 1m21s659 e ganhou mais uma chance na terceira etapa.
 
Na superpole Rubinho pulou para o primeiro lugar, com 1m21s167, mas logo foi ultrapassado por Rosberg, Trulli, Kubica, Webber e Raikkonen. Em seguida, o brasileiro respondeu com três voltas rápidas, enquanto Webber também acelerava na luta pela pole.
 
Na última volta Webber cravou 1m19s668, e Barrichello precisava de um verdadeiro milagre para bater o australiano da Renault – que aconteceu. Levantando água e provando o quanto se dá bem na chuva, ele marcou o tempo de 1m19s576 e largará em primeiro.

Fonte: Agência Rio