Início Plantão Rio Sábado é dia de mobilizar Niterói contra a Dengue

Sábado é dia de mobilizar Niterói contra a Dengue

 

Um verdadeiro exército, formado pelos Guerreiros Contra Dengue, vai disputar mais uma batalha neste sábado, dia 25 de fevereiro, no confronto contra o Aedes aegypti – mosquito transmissor da doença. A ação conjunta das Secretarias de Estado de Saúde e de Governo, que faz parte da campanha 10 Minutos Contra a Dengue, pretende percorrer 20 locais do município de Niterói num grande mutirão de limpeza, buscando focos do mosquito, aplicando larvicidas, recolhendo inservíveis, colocando capas nas caixa d’água e distribuindo guias de combate à dengue.

 

Ao todo estão sendo mobilizados para a ação 2.500 voluntários da Secretaria de Estado de Governo e outros 80 agentes da Secretaria Municipal de Saúde de Niterói – exército que será supervisionado pela equipe de Vigilância da Secretaria de Estado de Saúde. De 7h às 13h, os Guerreiros Contra Dengue pretendem visitar o maior número de domicílios possível para vistoriar e orientar os moradores a investir 10 minutos por semana para eliminar possíveis focos da dengue em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra cerca de 80% dos criadouros do mosquito.

 

A concentração será no bairro de Cachoeiras, na Avenida Rui Barbosa, ao lado da Garagem da empresa de Miramar, onde haverá tendas instaladas para tirar as dúvidas da população.

 

Serão visitados os locais de maior incidência de casos – São eles: Morro do Estado, Morro do Preventório, Ingá, Vital Brasil, Fonseca, Engenhoca, Barreto, Jurujuba, Ilha da Conceição, Cafubá, Engenho do Mato, Itaipu, Jacaré, Maceió, Icaraí, Centro, São Francisco, Santa Rosa, Caramujo e Ilha da Conceição.

 

– Este é o nosso grande objetivo: minimizar o efeitos da dengue. Com essa mobilização e com a parceria da prefeitura, a gente espera que as pessoas façam a eliminação dos criadouros do mosquito em suas casas durante 10 minutos. É um trabalho diário e contamos com o apoio de todos nessa luta contra a epidemia – destaca Hellen Miyamoto, subsecretária de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde.

 

10 Minutos Contra a Dengue – Este é o tema da campanha 2011/2012 e é uma importante ferramenta no combate ao foco do mosquito transmissor. O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos da semana eliminando possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra aproximadamente 80% dos focos. A iniciativa idealizada por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ) foi inspirada em uma das estratégias adotadas pelo governo de Cingapura para controlar o mosquito, conseguindo interromper a epidemia que o país enfrentou entre 2004 e 2005.

 

O exemplo de controle dos casos de dengue em Cingapura serviu como base para que os especialistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/ Fiocruz) desenvolvessem o conceito das ações de combate ao mosquito transmissor. A campanha “10 Minutos Contra a Dengue” foi implementada pela SES e vai ser o tom do alerta aos municípios e à população para evitar uma epidemia no próximo verão.

 

Rio Contra a Dengue na internet – O site do programa traz todas as informações sobre a campanha dos 10 Minutos Contra a Dengue como folhetos explicativos, a lista de ações que devem ser feitas semanalmente, tirinhas do personagem Mosquiteiro, espaço para marcar a data em que o morador fez a vistoria em casa e muito mais. O material foi produzido também para que gestores municipais tenham a opção de fazer o download do folheto e distribuir para a população. O endereço do site é www.riocontradengue.com.br. Nas redes sociais, é possível também fazer a sua parte, seguindo o perfil www.twitter.com/RioContraDengue.