Início Plantão Rio Salão do Livro para escolas estaduais

Salão do Livro para escolas estaduais

As unidades de ensino estaduais começaram, nesta terça-feira (8/12), a selecionar as publicações que serão utilizadas no próximo ano letivo para os alunos das escolas fluminenses. As escolhas estão sendo feitas no III Salão do Livro, feira literária promovida pela Secretaria de Educação que disponibiliza verba especial para as unidades no valor de R$ 2 mil a R$ 9.500.

O recurso deverá ser usado nos três dias do evento (de hoje até o dia 10/12), realizado no Centro de Convenções Sul América, no bairro do Estácio, ao lado do prédio da Prefeitura. Cerca de 130 estandes, de várias editoras, foram montados para atender às escolas. Os títulos expostos estão sendo vendidos com descontos de 30% sobre o preço de capa. O III Salão do Livro também realiza programação de palestras.

– O salão tem a função de alimentar o acervo das escolas estaduais, incentivar a formação do leitor e desenvolver o gosto pela leitura. O Rio de Janeiro possuía indicadores muito baixos de investimento em bibliotecas até 3, 4anos. A cada ano temos um critério especial no Salão do Livro. Neste ano são as publicações de literatura, ficção e arte a que escolas do interior, muitas vezes, não têm acesso – conta Esther Monteiro, assessora da Superintendência Pedagógica da Secretaria de Educação e coordenadora da equipe de trabalho do salão de leitura.

Segundo Esther, a intenção do evento é dar liberdade ao professor de avaliar os livros, escolher as publicações nos estandes e fazer encomendas. Após a seleção das publicações, os profissionais de ensino entregam suas listas de escolhas literárias a representantes da pasta de Educação.
– O valor exato, de acordo com o teto de cada escola, será repassado para as unidades de ensino. Estamos dando atendimento especial às escolas indígenas, centros socioeducativos, escolas agrícolas, centros de estudo supletivos – acrescenta a assessora.

A terceira edição do Salão do Livro para escolas estaduais também oferece aos profissionais do magistério a oportunidade de se atualizar e trocar informações em palestras gratuitas. Nesta terça-feira, às 14h, a superintendente de Bibliotecas da Secretaria de Cultura, Vera Saboya, apresentou o tema “Biblioteca Pública Dessacralizada”. De acordo com a representante, a política de leitura no Estado do Rio está ganhando força com a estruturação de projetos de revitalização e construção de bibliotecas, que contam com o apoio do governo federal como, por exemplo, as que constam nos projetos de intervenções realizadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Vera discorreu com entusiasmo sobre as novas bibliotecas que serão colocadas em funcionamento nas comunidades de Manguinhos, Rocinha e no Complexo do Alemão, além da Biblioteca Estadual localizada na Presidente Vargas. Segundo ela, as obras que estão por vir acenam para um novo panorama no modelo de bibliotecas fluminenses transformando os espaços de leitura em locais com programação interessante e dinâmica para atender crianças, jovens, adultos e idosos.

Nova biblioteca na Presidente Vargas
Entre as novidades na área de acervos e memória está a construção da nova biblioteca estadual, localizada na Avenida Presidente Vargas. A unidade receberá praça de exposição, auditório, sala de leitura, espaço infantil, local para recreação de bebês, além de um posto de informações para o cidadão e muito conforto – salas com ar-condicionado, pufes e grandes poltronas – em 15 mil metros quadrados. A previsão é de que as obras terminem no ano de 2011 e comecem daqui a 15 dias.

– A ideia é oferecer uma biblioteca moderna, com acervo em diferentes mídias, acesso livre à internet, teremos 3 milhões de músicas digitalizadas, espaço para assistir a filmes. A nova biblioteca será a grande matriz de tudo o que vai existir nas novas bibliotecas. Elas estavam abandonadas até pelos nossos usuários e se transformarão em locais de convivência e lazer – destaca.

Confira a programação completa do Salão do Livro
Dia 9/12 – Quarta-feira
Das 10h30 às 11h30 – Profª Marta Martins – Palestra: A Biblioteca Viva e a Seleção e o Envolvimento nas Histórias
Das 12h às 13h – Gustavo Ottoni (teatro) – O Alienista – Adaptação teatral do Romance de Machado de Assis
Das 14h às 15h – Antônio Torres – Casa do Saber
Dia 10/12 – Quinta-feira
Das 12h às 13h – Cristina Oldemburg (Instituto Oldemburg de desenvolvimento) Palestra: Salas de leituras
Das 14h às 15h – Henrique Rodrigues – Palestra Pinakotheke – A escrita das imagens: Diálogos entre literatura e arte.
Das 15h30 às 16h30 – Charles Feitosa (Casa do Saber) – Palestra: "A arte de ensinar com arte"
O Centro de Convenções Sul América fica na Av. Paulo de Frontin, esquina com Av. Presidente Vargas, Estácio. Mais informações pelo site www.educacao.rj.gov.br.

 

Fonte: Governo do Rio