Início Plantão Rio Salão Estadual de Turismo é aberto oficialmente no Pier Mauá

Salão Estadual de Turismo é aberto oficialmente no Pier Mauá

O Salão de Turismo do Estado do Rio de Janeiro/Brite 2012 foi aberto nesta sexta-feira (28/9). O evento, considerado o mais completo do segmento turístico da América Latina, reúne representantes das secretarias e órgãos de turismo do Estado do Rio de Janeiro e de diversos estados brasileiros. Durante o encontro, que é aberto ao público, há ainda rodadas de negócios, palestras no Fórum do Conhecimento, apresentações musicais, exposição e venda de artesanato e de produtos agrícolas.

Durante a inauguração da feira, o secretário de Turismo, Ronald Ázaro, lembrou que o Rio de Janeiro desempenha um papel de relevância no turismo do país e que o Salão de Turismo tem a missão de fortalecer a atividade, divulgando os atrativos que estão em exposição no evento, não só para o público e os jornalistas nacionais como também para os internacionais.

– Hoje o turismo é reconhecido como setor estratégico da economia. A rapidez com que a atividade gera empregos e renda supera qualquer outra atividade. Precisamos trabalhar, mais do que nunca, qualificando os profissionais, ampliando a nossa oferta hoteleira e criando roteiros que atraiam todos os visitantes. Em 2013, o Governo do Estado promoverá o evento em duas versões: no primeiro semestre voltado para a capital e, no segundo, para o interior – afirmou Ronald Ázaro.

Este ano, o evento é caracterizado pelo grande potencial de promover o estado fluminense de forma intensiva para os operadores internacionais. Participam do encontro 50 buyers internacionais que estarão comprando de 200 suplyers nacionais os destinos que compõem o turismo do nosso estado.

 

Os números do Brite 2012 são grandiosos. Além de 175 expositores, 190 operadores internacionais de 35 países, 1.600 profissionais inscritos para o Fórum do Conhecimento, 226 hoteleiros inscritos para o Encontro Internacional de Hotelaria, participam do evento também, mais de 30 jornalistas internacionais e 15 nacionais de outros estados. O evento conta ainda com a presença de 50 palestrantes, 240 artesãos de todo o Brasil, 45 shows folclóricos e 10 espaços gastronômicos com comidas regionais.

 

 

No estande da Secretaria de Agricultura, a agricultura fluminense está em destaque. Quinze produtores, que já recebem grupos de turistas em suas propriedades, estão presentes em duas tendas, apresentando e vendendo os seus produtos. Entre os presentes há representantes de Nova Friburgo, com derivados de leite de cabra (queijos e doce de leite), mel, pão de mel, geleias, conservas, embutidos e defumados, além da tradicional truta defumada. São Sebastião do Alto apresenta mais de 20 tipos de doces e, Três Rios, o cogumelo shitake. Os queijos de Santa Maria Madalena e a goiabada, palmito orgânico e banana passa de Cachoeiras de Macacu também são encontrados no evento.

 

 

Como novidade, este ano, o Salão tem entre os seus expositores num estande de 50m2, representantes do Complexo do Alemão que apresentam artesanato e pacotes de turismo já em funcionamento dentro do complexo. Atualmente, esta grande área pacificada da zona norte do Rio, é um dos maiores pontos turísticos do estado, recebendo diariamente a visita de dezenas de cariocas, turistas nacionais e internacionais que passeiam no teleférico, fazem caminhas pelas trilhas da Serra da Misericórdia, participam de eventos na Praça do Conhecimento etc.

 

 

O Salão Estadual de Turismo está sendo realizado nos Armazéns 3 e 4 do Cais do Porto até domingo (30/9). O armazém 3 é dedicado exclusivamente ao turismo do Estado do Rio de Janeiro. O público tem acesso gratuito durante todo o evento das 11h às 21h.

 

Governo do Rio