Início Plantão Brasil Salvador sediou lançamento nacional

Salvador sediou lançamento nacional

Salvador, na Bahia, foi a cidade escolhida para sediar o  lançamento  nacional do III  Festival  Mundial  de  Artes Negras, a ser realizado em Dacar (Senegal), em dezembro deste ano. O lançamento foi realizado nesta segunda-feira, 25, data em que se comemora o Dia da Libertação da África, instituído pela ONU, em 1972, e que simboliza a luta dos povos do continente pela sua independência, unidade e solidariedade na busca do desenvolvimento econômico.
A solenidade de abertura foi no Teatro Castro Alves e teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, dos ministros da Cultura dos dois países e de diversas autoridades. A cerimônia teve shows de artistas como Margareth Menezes, Carlinhos Brown e Gilberto Gil. Depois do lançamento do III Fesman, que nesta edição homenageia o Brasil, se iniciou na capital baiana uma série de atividades para comemorar a Semana da África em Salvador, que vai até o dia 31 de maio.
A responsabilidade da organização artística e cultural da participação do Brasil no Fesman é da Fundação Cultural Palmares, que, em breve, divulga edital com as regras da seleção. Previsto pra acontecer de 1 a 14 de dezembro com o tema “O Renascimento Africano”, o festival em Dacar já tem confirmadas as presenças da cantora Cesária Évora, dos instrumentistas Manu Dibango e Salif Keita e do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela.
Fonte: Fundação Palmares