Início Plantão Rio Salvamar de Saquarema

Salvamar de Saquarema

Desde janeiro deste ano, o Salvamar de Saquarema, comandado pela Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, registrou 230 ocorrências por afogamento. O maior número de atendimento foi no mês de fevereiro, com 115 socorros, ficando à frente do mês de março, com 48 e janeiro, com 41. De acordo com o secretário de Segurança, cel Jorge Romeu, o fato de não ter havido nenhum óbito foi a maior importância desse trabalho.

– Por mais que o número de registro tenha sido alto, o índice zero de óbitos mostra que nossa equipe está trabalhando da forma correta – afirmou.

O diretor do Salvamar de Saquarema, Renato Gouveia Simas, creditou esse trabalho ao serviço de prevenção realizado pelos Guardas Vidas.

– A prevenção é a nossa principal atribuição. Melhor do que socorrer, é saber que não precisou haver socorro porque as pessoas estavam instruídas – explicou o diretor, informando que a equipe está realizando um treinamento com os bombeiros do DBM 1º/27, com o objetivo de melhorar os atendimentos.

Simas lembrou também que a prefeita Franciane Motta está empenhada no trabalho junto aos Guarda Vidas. Ele esclareceu que Motta renovou por mais um ano a contratação de 23 funcionários que trabalharão junto aos 25 efetivos. Outra novidade para a categoria foi a contratação da primeira Guarda Vida do sexo feminino de Saquarema, Melissa Mourão de Oliveira.

O diretor informou ainda que além de projetos como Golfinhos de Saquarema, Guarda Vidas Mirim, Salva Surf, Anjos do Mar, Guarda Vidas Voluntários, Guarda Vidas Amigo da Escola, Navegar com Segurança e Guardiões da Piscina, o Salvamar já está buscando para o verão de 2010 uma parceria com a Capitania dos Portos de Cabo Frio para que seja realizada a organização do tráfego de embarcação no mar e nas lagoas de Saquarema.

 

Fonte: Ascom Prefeitura Saquarema