Na manhã desta terça-feira, 14, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes apresentou o projeto de reforma e ampliação do Sambódromo. Com as obras, o local vai estar apto a abrigar competições dos Jogos Olímpicos, como provas de tiro com arco e a maratona.
A previsão é de que as intervenções comecem logo após o Carnaval de 2011 e que as obras sejam concluídas até o Carnaval de 2012. Este projeto faz parte do pacote legislativo para a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016, de autoria do poder executivo e sancionado pelo prefeito Eduardo Paes no fim do mês de novembro. "A ampliação do Sambódromo é mais uma importante vitória para a cidade. Além de ser preparado para as Olimpíadas, o templo do carnaval vai finalmente ser concluído, ganhar o traçado originalmente pensado pelo mestre Oscar Niemeyer há quase 30 anos. E o melhor: sem nenhum custo aos cofres municipais", declarou Paes.
O pacote de leis também vai permitir mudanças nas regras urbanísticas na área da antiga fábrica da cervejaria Brahma, localizada na Cidade Nova, o que vai garantir a expansão do Sambódromo. A medida permitirá que a Ambev faça um melhor aproveitamento comercial da área e, em troca, ficará responsável pela construção de um novo conjunto de arquibancadas e camarotes na Marquês de Sapucaí, como está previsto no projeto das Olimpíadas. As obras de ampliação estão orçadas em R$ 30 milhões e serão pagas pela Ambev.
A demolição da antiga fábrica e a nova construção vai permitir que a lotação da Passarela do Samba passe de 60 mil para 75 mil lugares, aumentando a capacidade de público não apenas para nos desfiles das escolas de samba, mas principalmente para os Jogos Olímpicos em 2016, já que o Sambódromo será palco da chegada e largada da Maratona Olímpica e da prova de Tiro com Arco.
Fonte: AIB – Plantão Barra – Graça Paes