Início Plantão Rio São Gonçalo comemora reinauguração do piscinão

São Gonçalo comemora reinauguração do piscinão

Depois de dois anos de espera, a população de São Gonçalo, na Região Metropolitana, comemorou neste fim de semana a reinauguração do Parque Ecológico Praia das Pedrinhas, o famoso Piscinão de São Gonçalo. O primeiro dia de funcionamento de uma das maiores áreas de lazer da região foi de festa. No último domingo (2/5), cerca de cinco mil gonçalenses puderam aproveitar o dia de sol no lago artificial para se refrescar e participar de atividades recreativas no anfiteatro e nas quadras de futebol e vôlei.

Para que o piscinão voltasse a servir como opção de lazer aos moradores de São Gonçalo, foram investidos R$ 4 milhões. Além das obras de infraestrutura, o Governo do Estado do Rio de Janeiro garantiu a melhoria das cinco ruas que dão acesso ao espaço, através do trabalho de pavimentação e sinalização do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A revitalização do parque aquático, localizado às margens da Rodovia Niterói-Manilha, na altura do bairro Boa Vista, irá assegurar a diversão de nove mil pessoas por dia.

Para o governador Sérgio Cabral, que acompanhou a reinauguração do Piscinão de São Gonçalo no último sábado (1/5), o espaço pode ser comparado a grandes parques temáticos do Brasil e do mundo, já que oferece a seus visitantes também atividades culturais e esportivas. Quem for à praia artificial poderá participar de caminhadas, aulas de hidroginástica e musculação e oficinas de teatro, música e artesanato. Os banhistas também terão a oportunidade de aprender a jogar futebol de areia, vôlei e polo-aquático no local.

– O desafio do Governo do Rio de Janeiro era fazer algo diferenciado, fazer realmente a diferença. E foi assim que pensamos essa revitalização. Não há melhor forma de valorizar a população do que oferecendo lazer – afirmou o governador, durante a abertura oficial do espaço, que também fez parte da programação de comemoração do Dia do Trabalho deste ano.

A mais nova "praia" dos gonçalenses tem estacionamento, quiosques de alimentação, posto salva-vidas, banheiros, duchas e uma estação de tratamento com capacidade para tratar 50 litros de água bombeada da Baía de Guanabara por segundo. O piscinão, que funcionará de terça a domingo, das 7h às 19h, é monitorado por câmeras para garantir a segurança dos banhistas. Com o objetivo de controlar a circulação de pessoas no local, o Governo do Rio instalou também roletas digitais para indicar o número total de frequentadores.

– O parque foi um presente para o povo. Saber que eles estão usufruindo e se divertindo no piscinão é muito gratificante. A população aprovou as atividades do espaço e gostou das novidades. O local está muito diferente do que estava antes das obras de melhoria. Durante todos os dias de funcionamento, a praia artificial oferecerá muito entretenimento aos moradores e visitantes de São Gonçalo – afirmou o subsecretário da Região Metropolitana, Alexandre Felipe.

A conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente é um dos temas que serão discutidos pelos frequentadores do piscinão. Através do programa de educação ambiental, realizado em parceria com a Secretaria do Ambiente, alunos de escolas da rede pública conhecerão o processo de captação e purificação da água da praia artificial. Os jovens terão ainda aulas sobre o manguezal, ecossistema que margeia a piscina.

Fonte: Governo do Rio