A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 14 a 17 de outubro, “A Ilha do José”, uma peça baseada no livro “O conto da ilha desconhecida”, de José Saramago. O espetáculo, com duração de 50 minutos, traz ao Teatro de Arena, de quinta a domingo, às19h30, a história do homem que foi pedir um barco ao rei para ir em busca de uma ilha desconhecida.
E de uma forma lúdica e fantasiosa o público descobre a Ilha do José-homem-brasileiro, que é homem do povo, um cidadão comum. Mas que não se resume em apenas a uma ilha, são muitas, que são apresentadas ao espectador usando recursos de lirismo, subjetividade, movimentos, sons e cores. E neste universo a narrativa nos mostra a importância de “navegar”, de procurar as “coisas do mundo” que não estão prontas, pois sempre há o que desvendar e reinventar. Além de descobrir, por vezes, que podemos estar sobre nossas próprias “ilhas desconhecidas” sem que tenhamos nos dado conta disso.
Além do aspecto lúdico, A Ilha do José prima pela trilha sonora. Durante a apresentação os bailarinos dançam ao som de músicas cantadas por Arnaldo Antunes, Lenine, Björk e das três irmãs cegas de Campina Grande, Maroca, Poróca e Indaiá, que ganharam destaque depois que protagonizaram o documentário “A pessoa é para o que nasce”.
E durante a temporada carioca o grupo oferece gratuitamente, sexta e sábado, uma oficina de dança para crianças e adolescentes, na qual serão trabalhados jogos corporais que explorem elementos técnicos da dança contemporânea, como rolamentos, quedas, apoios, contato entre os corpos. Além de atividades de criação em que os participantes, de acordo com determinados estímulos (temas, imagens, músicas), desenvolvem células de movimento organizadas, posteriormente, em pequenas seqüências coreográficas.
DANCEATO
Surgiu em 1999 como extensão de uma oficina de dança-teatro ministrada à comunidade por meio do Projeto de Difusão e Formação em Dança, desenvolvido pela Companhia de Danças de Diadema/SP. Inicialmente voltada à preparação corporal para atores, a oficina tornou-se, posteriormente, um espaço de estudo regular de técnica e criação em dança contemporânea e dança-teatro.
A pesquisa desenvolvida pelo grupo apresenta um processo interessante de conhecimento corporal e criação cênica, já que os bailarinos vieram tanto de experiências em dança como em teatro. Esse processo resulta em espetáculos que trazem, na movimentação, os diversos temas pesquisados traduzidos em corpos com diferentes referenciais artísticos.
Com coordenação da bailarina e coreógrafa Ana Bottosso, hoje o grupo DANCEATO conquista cada vez mais autonomia no cenário artístico do estado de São Paulo.
Ficha Técnica
Direção Geral: Ana Bottosso
Coreografia: Ana Bottosso e elenco
Produção: Milene Paula
Elenco: Ana Carolina Soarejes/Camila Bosso/Carina Meneghetti/Chico Rosa/ Débora Machado/Guilherme Maciel/Marina Bastos/Michelle Parra/ Milene Paula/Renato Alves/Tânia Liberato
Bailarino convidado: Orlando Dantas
Serviço
Espetáculo A Ilha do José
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (estação metrô Carioca) – Rio de Janeiro (RJ)
Informações: (21) 2544-4080
Datas: de 14 a 17 de outubro de 2010
Horário: 19h30
Ingresso: R$ 5,00 (inteira)
Classificação: livre
Duração: 50 minutos
Bilheteria: de terça a domingo, de 10h às 20h
Lotação máxima do teatro: 226 lugares (mais 04 para cadeirantes)
Acesso para portadores de necessidades especiais
Acesse a programação da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural
Serviço
Oficina de dança contemporânea
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (estação metrô Carioca) – Rio de Janeiro (RJ)
Informações: (21) 2544-4080
Datas: 15 out (sexta), das 10h às 12h (público: 07 a 12 anos)
16 out (sábado), das 10h às 12h (público: 13 a 18 anos)
Inscrição gratuita pelo email [email protected]
Fonte: CEF