O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou através de nota divulgada esta semana que existe uma "campanha midiática" contra a sua permanência no comando Casa.
O senador afirma que seu neto, José Adriano Sarney, é qualificado profissionalmente para intermediar empréstimos consignados entre instituições bancárias e servidores do Senado.
"As explicações do meu neto, pessoa extremamente qualificada com mestrado na Sorbonne e doutorado em Havard, são suficientes para mostrar a verdadeira face de uma campanha midiática para atingir-me na qual não excluo a minha posição política, nunca ocultada, de apoio ao presidente Lula e seu governo", disse.
De acordo com informações da Folha Online, Sarney passou a manhã desta quinta reunido com assessores em sua residência em Brasília (DF), portanto não deve comparecer ao Senado. Fontes afirmam que o senador quer evitar constrangimentos de ouvir os seguidos pedidos feitos a ele para que deixe o cargo de presidente da Casa.
Ainda nesta quinta, o neto de Sarney divulgou um esclarecimento em que nega que tenha sido favorecido por seu avô para que então conseguisse fechar negócios com a instituição. Ele afirma que as "insinuações são descabidas" e as condenou afirmando que não foi favorecido de forma alguma. "Nunca tive qualquer favorecimento, sou profissional qualificado, cuidando da minha vida", disse.
Fonte: Ag Brasília