Alvo de constantes reclamações dos moradores locais, o Posto de Saúde Harvey Ribeiro de Souza Filho, no Recreio dos Bandeirantes, recebe uma grande demanda de atendimento e está passando por reformas para se adequar ao programa “Saúde Presente”, lançado pelo Prefeito Eduardo Paes em 2009.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), toda a rede de saúde, incluindo os postos, faz parte do programa “Saúde Presente”, trabalhando de forma integrada entre as diferentes unidades. Com o objetivo de melhor a qualidade da saúde da população, a previsão da SMSDC é de que até o final de 2012 sejam construídas 70 novas Clínicas da Família na cidade, incluindo a região da AP 4 que abrange os bairros da Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes e Vargem Grande. Nesta área, há previsão de cinco novas clínicas.
Segundo a assessoria de imprensa da SMSDC, em maio desse ano foi inaugurada uma Unidade de Pronto Atendimento na Cidade de Deus e está em estudo a construção de uma clínica de família para a região do Itanhangá, Barrinha e adjacências. “A Cidade de Deus e Rio das Pedras terão 100% de cobertura de Saúde da Família. Além dessas, estão previstas a implantação de mais 20 equipes de médicos, enfermeiros e agentes de saúde, distribuídas pelos bairros de Jacarepaguá, Curicica, Camorim, Praça Seca, Vargem Grande e Gardênia Azul”, afirma.
Os bairros do Recreio e Barra também serão contemplados com equipes de Saúde da Família, que contam com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, seis agentes comunitários de saúde, cirurgião-dentista, auxiliar de consultório dentário, técnico de saúde bucal, agente de vigilância em saúde e agente de defesa civil. “O Centro Municipal de Saúde do Recreio passará por obra de ampliação e adequação, tornando-se uma das primeiras unidades de saúde inteligentes (ecologicamente sustentáveis) do município do Rio de Janeiro”, comenta a assessoria da SMSDC.
Sobrecarga no Lourenço Jorge
Os serviços do Hospital Municipal Lourenço Jorge (HMLJ) têm sido objeto de reclamação de grande parte da comunidade, segundo a líder comunitária Regina Portugal. Com o fechamento do Hospital Pedro II, o HMLJ, em virtude da boa qualidade de atendimento, vem atraindo uma frequência de pessoas de outros bairros, bem maior do que a prevista, sobrecarregando seu sistema. “O último investimento realizado tem aproximadamente três anos, que foi a instalação da Maternidade Leila Diniz. A comunidade está trabalhando, por meio da ‘Sociedade dos amigos do H. Lourenço Jorge’, junto com o Governo Municipal para podermos melhorar a qualidade do atendimento”, afirma.
Projeto Academia Carioca
Um novo projeto está animando os postos de saúde da cidade, a “Academia Carioca”. São academias dentro de unidades de saúde da Prefeitura, equipada com dez aparelhos, que visam à melhoria da capacidade muscular e aeróbia de seus usuários. Os exercícios são de fácil execução e podem ser praticados por diferentes faixas etárias e por grupos especiais como, hipertensos e diabéticos, entre outros. Todas as academias possuem profissional capacitado para orientar as pessoas que as procuram. Elas já funcionam em 13 postos de saúde da cidade, entre eles o Posto de Saúde Harvey Ribeiro de Souza Filho, no Recreio dos Bandeirantes.
Saúde Presente
Entre as unidades que compõem o programa “Saúde Presente” estão Clínicas da Família, Centro de Especialidades Odontológicas, Policlínica, Unidades de Pronto-atendimento 24 horas (UPA), Centros de Atenção Psicossocial, hospital de referência e Farmácia Presente.
Fonte: Margareth Santos