Início Plantão Rio Saúde do Rio promove eventos no Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Saúde do Rio promove eventos no Dia Nacional da Luta Antimanicomial

 

Em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio, a Superintendência de Saúde Mental organizou uma série de atividades, para a próxima semana, com o objetivo de ressaltar a importância do tema. O evento visa promover a inclusão social e o resgate da cidadania dos usuários de saúde mental, promovendo o diálogo e dando um novo significado para a loucura em nossa sociedade.

 

 

 

As comemorações terão inicio na próxima terça-feira (19/05), às 14h, no Calçadão de Campo Grande com teatro, sarau e flash mob. Na quarta (20/05), o ponto de encontro é no Largo do Machado, a partir das 13h, com samba e Hip Hop. No último dia, sexta-feira (22/05), o encerramento do evento será na Praça do Méier e contará com exposições, oficinas e feiras, além da participação da equipe do Hotel da Loucura e do Coral Arte pela Vida.

 

 

 

A data é comemorada no Brasil desde 1987, com diversas manifestações políticas e culturais que buscam superar uma história de exclusão e segregação das pessoas em sofrimento mental. No Rio de Janeiro uma série de eventos artístico-culturais é organizada pela Rede de Atenção Psicossocial. A Política Nacional de Saúde Mental busca consolidar um modelo de atenção aberta e de base comunitária, onde a proposta é garantir a livre circulação das pessoas em sofrimento psíquico pelos serviços, pela comunidade e pela cidade.