Início Plantão Rio Saúde promove ação inédita em blocos de carnaval

Saúde promove ação inédita em blocos de carnaval

O Governo do Estado, em parceria inédita com os blocos do Spanta Neném, promoveu no sábado, dia 23 de janeiro,  uma ação especial de conscientização de combate ao mosquito Aedes aegypti, na Zona Sul do Rio. Crianças e adultos, principalmente as grávidas, vestiram a fantasia contra o transmissor do zika vírus, da dengue e da febre chikungunya. Nas ações da Secretaria de Saúde, foram distribuídas 3,5 mil camisas para adultos e crianças, oito mil ventarolas, mil bastões infláveis infantis e 500 bexigas coloridas.

 

 

– O combate ao Aedes aegypti começa dentro das nossas casas e o zika vírus representa um perigo maior para as grávidas porque pode causar a microcefalia nos bebês. Precisamos contar com a parceria da população para evitar a proliferação do mosquito, inclusive no período do carnaval. Em apenas dez minutos por semana, conseguimos afastar esse perigo – explicou o secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

 

 

A grávida Gabriela Ortiz, de 28 anos, não perdeu a oportunidade de participar da ação de conscientização e aprender como deve ser a prevenção de combate ao mosquito.

– Adorei a ideia de me transformar em uma mãe superpoderosa contra o mosquito Aedes aegypti, e achei muito importante esta campanha de conscientização. Para me proteger, uso diariamente o repelente. Na minha casa, o hábito de procurar os focos do mosquito já virou brincadeira com a minha filha. Acho importante envolver as crianças também nessas iniciativas de prevenção – contou Gabriela.