Início Plantão Rio Saúde realiza debate para abordar prevenção do câncer de colo de útero

Saúde realiza debate para abordar prevenção do câncer de colo de útero

A Superintendência de Promoção da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quarta-feira (13/08) um ciclo de debates sobre o tema “Prevenção do câncer de colo de útero”. O evento, voltado aos profissionais da Atenção Primária, discutirá as diretrizes atuais e futuras para rastreamento da doença, com base nas evidências científicas disponíveis. O ciclo de debates é um importante espaço para alertar as equipes de saúde sobre a importância da aplicação do protocolo de rastreamento do câncer de colo de útero para maior efetividade do programa.

 

Durante a programação haverá debates e palestras sobre as ações relativas à detecção precoce da doença. A expectativa é reunir 200 participantes, entre médicos e enfermeiros da rede pública.

 

O câncer de colo de útero, também denominado como câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos de oncogênicos do Papilomavírus Humano (HPV). A doença é o terceiro câncer mais incidente na população feminina – atrás do de mama e do colorretal – e a quarta causa de morte de mulheres pela doença no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

 

O câncer de colo de útero é grave, mas pode ser curado. Quanto mais cedo for diagnosticado e conduzido ao tratamento adequado, o paciente terá mais chance de cura.

 

 

No município do Rio, as unidades de Atenção Primária realizam ações de promoção da saúde, incluindo reuniões com informações e orientações aos moradores, além do rastreamento e realização de exames preventivos. Todas as ações seguem as diretrizes do Ministério da Saúde para o controle da doença.

 

O ciclo de debates é um dispositivo da agenda de educação permanente da Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde (SUBPAV), com temas relevantes para a qualificação dos profissionais da rede. Para participar, as inscrições devem ser feitas pela internet.

 

O encontro acontece na sede da Associação Brasileira de Odontologia (Rua Barão de Sertório, 75), no Rio Comprido, das 13h30 às 17h. São esperados cerca de 250 participantes.

 

Prefeitura do Rio