Início Plantão Brasil SBT é condenado por plágio

SBT é condenado por plágio

 

O SBT foi condenado, em primeira instância, a indenizar o dono da AllTV e ex-diretor da Globo Alberto Luchetti em quase R$ 3 milhões, segundo a coluna Outro Canal, da Folha de S. Paulo, de quarta-feira (11/4). A ação, movida em 2008, acusa a rede de plagiar um projeto apresentado por ele à emissora em 2005, época em que o canal queria contratá-lo como diretor de jornalismo.

 

 

“Não é só pelo dinheiro. Está na hora de as pessoas pagarem corretamente pelas ideias dos outros. É uma questão de moralização”, diz Luchetti.

 

 

Segundo Luchetti, seu projeto, um jornal com plateia, foi entregue a Silvio Santos e utilizado em uma nova versão do “Aqui Agora”, em 2005. Ele diz que apresentou no processo uma série de e-mails e documentos que comprovam a entrega do projeto e laudos periciais que confirmam que se trata do mesmo formato exibido pela emissora.

 

 

No processo, o empresário pede indenização por danos morais e materiais equivalente a 5% do faturamento comercial líquido do jornalismo do SBT durante 24 meses. Ainda cabe recurso da decisão da Justiça que saiu na 1ª Vara Cível de Osasco (SP). Procurado, o SBT disse via assessoria que vai recorrer.

 

Fonte: Portal da Imprensa