Início Plantão Brasil Scanners serão usados em pessoas em aeroportos

Scanners serão usados em pessoas em aeroportos

A Polícia Federal adquiriu quatro portais para escaneamento corporal de passageiros em situação suspeita, body scans, a fim de reforçar a segurança nos aeroportos brasileiros. Os aparelhos foram distribuídos para Manaus, Recife, Guarulhos/SP e Galeão/RJ e entrarão em operação neste mês de maio.

Os body scans foram doados à PF pelo governo dos Estados Unidos por meio de acordo de cooperação firmado com o governo brasileiro para enfrentamento do tráfico transnacional de drogas ilegais.

O uso dos body scans permitirá detectar, de forma menos invasiva, drogas, armas, explosivos e outros objetos suspeitos transportados pelos passageiros. Ao passar pelo portal do aparelho, é gerada uma imagem da estrutura orgânica e óssea da pessoa que permite a identificação de objetos suspeitos escondidos sob as roupas do passageiro ou introduzidos no interior de seu corpo. A utilização do equipamento é rápida, individual e reservada, preservando o cidadão de uma busca pessoal invasiva e mais demorada.

A aquisição dos body scans foi previamente autorizada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, que comprovou ser inofensivo à saúde humana. O nível de radiação emitida pelo aparelho está muito abaixo dos limites internacionais de segurança. Equipamentos semelhantes são utilizados em vários países para reforçar a segurança em portos, aeroportos, estações ferroviárias e presídios.

A PF pretende instalar body scans nos principais aeroportos brasileiros como parte da estratégia de aperfeiçoamento da segurança do transporte aéreo e preparação do País para a realização da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

Fonte: PF