Início Plantão Rio Sebrae capacita empresários sobre negócios verdes

Sebrae capacita empresários sobre negócios verdes

As palestras do Sebrae na Rio+20, Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, vão reunir especialistas em negócios verdes no Espaço Sebrae de Educação, que será instalado no Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro. Entre os convidados estão o jornalista Ricardo Voltolini, o iluminador Peter Gasper e o economista Sérgio Besserman. Os encontros serão realizados de 15 a 23 de junho e estão com inscrições abertas.

 

As palestras, oficinas e clínicas tecnológicas terão temas relacionados à sustentabilidade, como eficiência energética, redução de desperdício, política de resíduos sólidos, práticas de negócios sustentáveis, entre outros. No dia 15 de junho, às 14h, o público confere a palestra magna do jornalista Ricardo Voltolini sobre liderança para a sustentabilidade. Ele foi um dos primeiros consultores brasileiros especializados em responsabilidade social e empresarial e sustentabilidade nos negócios. O palestrante é autor do livro Conversas com Líderes Sustentáveis, da editora Senac-SP, baseado em entrevistas com presidentes de grandes empresas, consagradas pela implementação de práticas de gestão em sustentabilidade. A palestra está marcada para as 14h. Depois disso, está agendada uma tarde de autógrafos.

Para falar sobre iluminação sustentável, o convidado é Peter Gasper. A palestra, marcada para o dia 18 de junho, também às 14h, abordará o conceito e os benefícios desse sistema, como redução nos custos de manutenção e diminuição no consumo de energia. Gasper é o responsável pela luz dos mais importantes monumentos das cidades brasileiras.

Já a palestra do economista Sérgio Besserman será realizada no dia 22 de junho, às 10h. Ele defenderá o processo para o desenvolvimento sustentável como eixo definidor dos rumos da economia, da sociabilidade, da política global e do pensamento humano nos próximos anos e décadas. Para o economista, só haverá crescimento econômico e inclusão social em um horizonte de médio prazo se a civilização for capaz de construir um modo de produzir e consumir que não esbarre nos limites do planeta.

Em 19 de junho, a partir das 14h, será realizada a cerimônia de lançamento da nova norma internacional da ABNT, a ISO 14005, que vai incentivar e guiar organizações, especialmente pequenas e médias empresas, no desenvolvimento e execução de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). A norma também incluirá orientações sobre o uso de indicadores de desempenho ambiental, que possibilitará a mensuração dos resultados da implantação do gerenciamento sustentável ao longo do tempo e a cada fase.

Inscrições
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas somente pelo hotsite do Sebrae na Rio+20. Serão 100 vagas para cada palestra. É importante chegar com 15 minutos de antecedência para confirmar a presença na atividade, caso contrário, a vaga será cedida a outro empresário.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias