As melhores cachaças do país poderão ser conhecidas e degustadas na terceira edição da Feira Internacional da Cachaça (Feica 2009) que se inicia nesta quinta-feira (24/9), e vai até o sábado (26/9), no Clube Monte Líbano, das 14h às 22h. O Sebrae/RJ, que apoia o evento, levará 17 marcas produzidas por alambiques de Paraty, Vale do Café, Noroeste e Sul fluminense, para o estande da entidade.
O evento – que é proibido para menores de 18 anos – visa integrar produtores de cachaça de alambique e compradores de bares, restaurantes, hotéis, varejistas, distribuidores, supermercadistas, exportadores, câmaras de comércio, tradings e consumidor final.
Além disso, se propõe a consolidar a excelência da cachaça no mercado, gerar novos negócios, fornecer informações mercadológicas e tecnológicas ao produtor de cachaça de alambique e valorizar a importância histórica da cachaça de alambique.
Pela sua estrutura, o evento possibilita a participação dos pequenos produtores de cachaça do estado, que poderão ampliar suas possibilidades de comercialização e divulgação de suas marcas. Além disso, os produtores fluminenses poderão não só estreitar contatos com outros produtores do estado como os de outras localidades e segmentos da cadeia produtiva.
Também é uma excelente oportunidade para receberem capacitação por meio da programação de palestras ministradas por representantes de relevantes instituições do setor.
No estande do Sebrae/RJ, os visitantes poderão apreciar a Velha Matinha, a Bousquet e a 3 Praias, fabricadas no Noroeste; a Magnífica e a Rochinha, de alambiques do Sul fluminense. Já as cachaças de Paraty são a Paratiana, a M. Izabel, a Coqueiro, a Corisco, a Engenho D““Ouro, a Maré Cheia, a Mulatinha e a Murycana. E Nativa, Chacrinha, Barril 39 e Santa Rosa são produzidas no Vale do Café.
O projeto de qualificação da bebida surgiu no início da década, quando o Sebrae/RJ desenvolveu um trabalho de adequação tecnológica. Em 2006, foi realizada uma avaliação do potencial de comercialização dos principais alambiques do Estado do Rio, tanto para mercado interno como para mercado externo.
Um dos frutos do projeto foi colhido em dezembro de 2007, quando a cachaça de Paraty recebeu o certificado de Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
Fonte: Governo do Estado RJ