Início Plantão Rio Seconci Rio ganha prêmio

Seconci Rio ganha prêmio

Categoria Destaque Social – O Seconci-Rio (www.seconci-rio.com.br), braço social do Sinduscon-Rio, será o contemplado, pelo esforço conjunto de suas empresas associadas em oferecer, através da contribuição mensal de 1% sobre a folha de pagamentos, benefícios nas áreas de saúde (tratamentos e prevenção de doenças), segurança e medicina do trabalho, educação e cidadania (qualificação profissional e treinamento) aos trabalhadores da construção e seus dependentes. Cerca de 1.100 empresas cariocas destinaram, em 2008, R$7,1 milhões aos 50 mil beneficiários do Seconci-Rio.

Sobre os Seconcis – O primeiro Seconci (Serviço Social da Indústria da Construção) foi criado em São Paulo, em 1964, para melhorar a qualidade da mão de obra no setor. Para isso, as empresas se uniram e criaram os Seconci, associações civis, sem fins lucrativos, financiadas e gerenciadas por empresários da construção. Em 2008, as 23 unidades de Seconci espalhadas por todo o Brasil investiram, juntas, R$ 53 milhões, que forem destinados à melhoria da qualidade de vida de 430 mil beneficiários, incluindo trabalhadores e seus dependentes.

Categoria Entidade – há dois projetos vencedores nessa categoria: o projeto Educar para Construir, do Sinduscon-BA, e a Campanha de Distribuição de Mudas de Árvores, do Sinduscon-RN.

O projeto Educar para Construir, do Sinduscon-BA (Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia) em parceria com a organização não-governamental Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM), que apóia ao desenvolvimento de jovens de comunidades carentes, através da oferta de cursos profissionalizantes para o setor da construção civil. A empregabilidade é de 75%. O projeto integra as ações do Programa Jovens Baianos, financiado pelo Governo da Bahia.

 O outro projeto contemplado na categoria Entidade é a Campanha de Distribuição de Mudas de Árvores. Anualmente, na Semana do Meio Ambiente, o Sinduscon-RN (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Norte) e as empresas a ele associadas fazem uma campanha para distribuição de árvores nativas à população da região da Grande Natal. Mais de 30 mil mudas foram distribuídas em 2007 e 2008, com a participação de 36 empresas.

 Categoria Empresa – o prêmio vai para o projeto Estruturas Solidárias, da Cofix Construções e Empreendimentos Ltda., do Rio de Janeiro (RJ), e para o Programa de Gestão Responsável – PGR, da Mercurius Engenharia Ltda., de Fortaleza (CE).  

O projeto Estruturas Solidárias, criado em 2007, tem como foco atender seus funcionários, além de homens, mulheres, crianças e idosos moradores da Taquara, sempre divulgando conceitos ligados à preservação do meio ambiente.  

O Programa de Gestão Responsável – PGR está ligado a procedimentos prioritários e indispensáveis para o processo de melhoria contínua, envolvendo ações que são plenamente aplicadas nas obras, como Campanha Praia Limpa, Campanha Onda Verde, Capacitação, Educação e Conscientização, relacionamento sócio ambiental com a comunidade, programa de gestão de resíduos, programa de redução de perdas nos canteiros, processo de melhoria contínua, entre outros.

Fonte: Seconci-Rio