A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quinta-feira, dia 29/10, em 658 escolas da rede, a Prova Rio, que passará a medir, a cada ano, o desenvolvimento da educação no município. No dia 3 de novembro, as demais escolas também realizarão o exame. Ao todo, 126.966 alunos do 3º e 7º Anos do Ensino Fundamental serão avaliados em Português e Matemática. A Prova Rio vai gerar o Índice de Desenvolvimento da Educação do Rio de Janeiro (IDE-Rio), que além de medir o desenvolvimento escolar dos alunos, servirá de base para a premiação anual dos professores e funcionários das escolas, dentro do Termo de Compromisso de Desempenho Escolar, assumido pela rede para melhorar o ensino. A secretária de Educação, Claudia Costin, acompanhou o exame na Escola Municipal General Euclydes de Figueiredo, na Tijuca.
– Precisamos dessas avaliações para acompanhar o desenvolvimento de nossos alunos e, com isso, dar um salto de qualidade na educação. É a primeira vez que o município do Rio realiza uma avaliação externa. Isso nos permitirá agir mais rapidamente e acompanhar o desenvolvimento desses alunos, que daqui a dois anos farão a Prova Brasil – afirmou Claudia Costin. A secretária anunciou, ainda, que o resultado da provas será divulgado a partir do dia 4 de dezembro.
O IDE-Rio foi lançado em maio deste ano baseado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que é medido em todos os municípios brasileiros através da Prova Brasil, aplicada pelo Ministério da Educação (MEC).
– Este exame mostra, ainda, o quanto os professores e as equipes de cada escola trabalharam para melhorar a aprendizagem de nossas crianças. As unidades escolares que alcançarem as metas assumidas no Termo de Compromisso de Desempenho Escolar ainda ganharão uma premiação – destacou a secretária Claudia Costin.
Nesta quinta-feira (dia 29) a Prova Rio, avaliação externa organizada pelo CESP-UNB, foi aplicada em 658 escolas. No dia 3 de novembro, as demais escolas realizarão o exame. Ao todo, serão avaliados 69.426 alunos do 3° ano com provas objetivas de Português e Matemática, que possuem 14 questões cada, e 57.540 alunos do 7° ano, que responderão 20 questões de Português e 20 de Matemática.
A Secretaria Municipal de Educação decidiu aplicar a Prova Rio para os alunos do 3° e 7° Anos, pois daqui a dois anos este grupo de alunos fará a Prova Brasil. Dessa maneira, a secretaria terá como acompanhar o desenvolvimento dessas crianças neste período, tendo assim subsídios para melhorar o ensino.
Fonte: Prefeitura do Rio