Início Plantão Rio Secretaria autônoma de turismo

Secretaria autônoma de turismo

Foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio nesta quarta-feira (19/08), a indicação legislativa 825/09, que solicita ao Governo o desmembramento da pasta de Turismo, Esporte e Lazer, dando ao primeiro setor uma secretaria autônoma. Com caráter sugestivo, já que a iniciativa é prerrogativa do Poder Executivo, o texto é assinado pelos deputados João Pedro, Rodrigo Dantas, Graça Pereira – todos do DEM –, Glauco Lopes (PSDB), Flavio Bolsonaro (PP), Alice Tamborindeguy (PSDB), João Peixoto (PSDC) e Marcus Vinicius (PTB). Em plenário, João Pedro, que preside a comissão de Turismo na Casa, defendeu a iniciativa. “É muito importante termos uma pasta autônoma.

 O Turismo, tão importante economicamente no estado, não pode permanecer  um apêndice na secretaria de Esporte e Lazer”, afirmou. “O Turismo no Rio tem um papel econômico fundamental na geração de empregos. O tema precisa ser tratado com a devida importância”.

Segundo dados citados na justificativa ao texto, o setor de prestação de serviços é responsável por 70% do PIB do Rio de Janeiro. E, desse total, 38% são para o setor de turismo, o que representa 4% do PIB brasileiro. O Rio de Janeiro também está em primeiro lugar entre as cidades mais visitadas por turistas estrangeiros que vêm ao País a lazer (31,5%) e em segundo lugar entre as cidades que recebem mais turistas a negócio (21,3%). Nos próximos cinco anos serão investidos US$ 625 milhões na reestruturação de 16 hotéis.

Fonte: Alerj