Início Plantão Rio Secretaria de Assistência Social do Rio anuncia novos projetos

Secretaria de Assistência Social do Rio anuncia novos projetos

paulo-melo-pmdb

 

O Secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Paulo Melo, que assumiu a pasta em fevereiro deste ano, em entrevista ao D.O Notícias, destacou as prioridades para a área, principalmente as ações voltadas para as mulheres e de promoção da cidadania LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). Melo tem trajetória de vida ligada às questões sociais. Natural de Saquarema, ele começou a trabalhar aos cinco anos, vendendo doces feitos pela mãe. Aos onze anos, saiu de sua cidade com destino ao Rio de Janeiro. Morou nas ruas até se instalar no Albergue João XXIII, na Saúde. Alfabetizou-se aos 17 anos.
 

 

D.O Notícias – Quais são as prioridades da secretaria para este ano?
Paulo Melo – No topo das prioridades, coloco a Casa Abrigo da Mulher, os Centros da Promoção da Cidadania LGBT e a Casa de Direitos, na Cidade de Deus. Mas todos os nossos projetos merecem uma atenção especial. Lidamos com as necessidades humanas e elas são sempre urgentes.

 

 

 

D.O Notícias – Já que estamos no mês da mulher, como está a política voltada para o acolhimento delas?
Melo – As mulheres conseguiram grandes avanços nas áreas política, empresarial, profissional e social. Por outro lado, vivemos o paradoxo de presenciarmos situações de mulheres tratadas de forma violenta. É vital que o Estado mantenha os abrigos para as vítimas da violência. Esse tem que ser o nosso mantra na luta diária por justiça e na garantia dos direitos. Além disso, a secretaria vai fortalecer os programas de assistência e criar outros que tenham como escopo o direito, a proteção e a integridade da mulher.

 

 

 

D.O Notícias – A sua trajetória é ligada às questões sociais. Como isso pode contribuir para a busca de soluções?
Melo – Vejo aplicada nesta pasta a minha história de vida, da experiência de quem viveu, durante anos, como criança de rua, atendida pela Fundação Leão XIII e o Albergue João XXIII.