Secretaria Municipal de Meio Ambiente reinaugurou o prédio do Centro Educacional Ambiental Jequiá, na Ilha do Governador. O espaço é destinado à prática de atividades socioambientais direcionadas à população local a fim de conservar e melhorar a qualidade do meio ambiente, estimulando e promovendo a educação ambiental. Localizado no bairro da Ribeira, o CEA Jequiá está inserido em uma APARU (Área de Proteção Ambiental e Recuperação Urbana) e conta ainda com uma parte de Mata Atlântica virgem, além da colônia de pescadores, a primeira fundada no Brasil, hoje conhecida como Colônia Z-10, instalada junto à foz do Rio Jequiá.
O evento contou com a presença do Sub-secretário Altamirando Moraes que durante a solenidade homenageou o “Velho do Rio” com um diploma de reconhecimento ‘Amigo do Centro de Educação Ambiental CEA Jequiá’. O conhecido artista plástico da região utiliza o lixo como matéria-prima e há décadas incentiva, através de sua arte a prática da reciclagem.
Desde 2001 a SMAC, através do seu Centro de Educação Ambiental vem desenvolvendo ações de educação ambiental na colônia de pescadores Z-10, no sentido de sensibilizar, informar e formar consciência cidadã e crítica quanto à importância de preservar o ecossistema ali existente e em função desses avanços houve a necessidade de revitalização do espaço. Assim, houve a total reformulação estrutural do prédio e do entorno, oferecendo novo impulso e maior eficiência ao trabalho realizado.
O espaço também oferece atividades para os seus visitantes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3975-0902.
Fonte – Prefeitura do Rio