Início Plantão Barra Secretaria de Saúde do Rio vacina mais de 110 mil crianças contra...

Secretaria de Saúde do Rio vacina mais de 110 mil crianças contra a poliomielite e o sarampo

A Prefeitura do Rio vacinou, desde o último dia 6, quando foi iniciada a campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, cerca de 110 mil crianças com idade entre 1 e menos de 5 anos. Somente no sábado, dia 18 de agosto,  Dia D de mobilização contra as doenças, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou mais de 500 pontos de vacinação em toda a cidade e aplicou mais de 50 mil doses das duas vacinas. 

 

 

 

A campanha vai até 31 de agosto, mas o ideal é não deixar para levar as crianças ao posto de vacinação na última hora. Além do dia D, as unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) funcionam para vacinação de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.  A meta é imunizar 95% da população alvo, o que representa 285,5 mil crianças.

 

As ações de prevenção e controle, em especial a vacinação, contribuíram para manter o país livre de circulação do Poliovírus selvagem. Desde 1990, não há casos registrados da doença no país, mas a redução das taxas de cobertura vacinal em algumas cidades brasileiras vem causando preocupação às autoridades sanitárias do país.

 

A vacinação contra sarampo será feita com a utilização de vacina Tríplice Viral, que protege ainda contra caxumba e rubéola. E na imunização contra a poliomielite será usada a Vacina Poliomielite Oral (VOP). 

 

As contraindicações para as duas vacinas são: hipersensibilidade grave conhecida a algum componente do insumo, imunodeficiência, portadores de HIV e quem tenha história de evento adverso grave em dose anterior da vacina. Vale informar que a rede municipal de Saúde está abastecida com vacina alternativa para os pacientes com relatos de alergia a leite. Para os pacientes com relatos de alergia É Importante levar a Caderneta de Vacinação, para avaliação da situação vacinal. Em caso de dúvidas, os pais ou responsáveis poderão pedir orientação ao profissional na unidade de saúde. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here