Início Plantão Rio Secretaria vistoria obras do teleférico do Alemão

Secretaria vistoria obras do teleférico do Alemão

O secretário estadual interino de Transportes, Sebastião Rodrigues, e um engenheiro especializado em transportes verticais, visitaram nesta sexta-feira (4/2) três das seis estações do teleférico do Complexo do Alemão para ver como está o andamento das obras. Jorge Luiz, da Empresa de Obras Públicas (Emop), também acompanhou o secretário e mostrou como será o sistema de funcionamento do teleférico.
 
– Além de um meio de transporte seguro e barato, o teleférico do Alemão tem tudo para ser mais um novo ponto turístico da cidade, como acontece com outros meios de integração, como o elevador do Cantagalo, por exemplo. O projeto vai beneficiar cerca de 30 mil pessoas por dia, reduzindo cerca de 45 minutos o tempo do trajeto – afirmou Sebastião Rodrigues.
 
Incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e construído pela Secretaria Estadual de Obras, através da Emop, o teleférico é formado por seis estações, Baiana, Morro do Adeus, Itararé, Fazendinha, Alemão – Largo da Paz e Bonsucesso, estação que possui integração com a Supervia, e 148 gôndolas, por onde passarão cerca de 30 mil pessoas ao dia. O percurso, de 3,5 quilômetros de extensão, será feito em aproximadamente 15 minutos. O projeto do teleférico do Alemão tem previsão de inauguração para o próximo mês.
 
Segundo Jorge Luiz, o teleférico possui uma estrutura projetada com diversos sistemas de segurança, entre eles, um sistema anti-colisão, sistema anti-vandalismo e um sistema de sensores que indica se há algum problema de funcionamento ou não, agilizando e facilitando a sua reparação. Ainda segundo ele, uma plataforma está sendo adaptada para que cadeirantes e portadores de deficiência tenham acesso ao teleférico.

Fonte: Secretaria de transportes