Início Plantão Rio Secretário de Defesa Civil do Rio pede apoio da população para localizar...

Secretário de Defesa Civil do Rio pede apoio da população para localizar carro roubado com material radioativo

As buscas pelo carro da empresa Arcteste Serviços de Inspeção e Manutenção Industrial continuam. O veículo transporta uma cápsula que contém Selênio 75, elemento radioativo, usado para raio X de soldas industriais. A substância está no carro roubado no último sábado (28), na Rodovia Washington Luiz, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

 

Segundo o secretário estadual de Defesa Civil do Rio de Janeiro, coronel Sérgio Simões, o roubo do veículo foi aleatório. “É um carro que está adesivado, está identificado. A gente pede para a população estabelecer uma rede de cooperação para quem ver esse carro, de imediato avisar”, disse, acrescentando que todo o sistema de segurança pública do estado está mobilizado para o episódio.

 

De acordo com o diretor da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), físico Ivan Salati, apesar da fonte estar dentro de uma caixa lacrada com um cadeado e presa no porta-malas do veículo, a violação da cápsula pode prejudicar a saúde de quem manusear a substância, causando queimaduras e agravamento do quadro clínico que pode levar à morte.

 

“Se ela ficar muito tempo [em contato direto] com a fonte [radioativa], alguns dias com a fonte, pode avançar até o risco de vida. À medida que você aumenta a distância diminui bastante o risco. Mas se você estiver muito próximo, manipulando essa fonte, pela intensidade dela, realmente você está sujeito a algum dano”, alertou.

 

Salati garantiu ser pequena a possibilidade de um novo acidente radioativo como o que ocorreu em Goiânia, em 1987. Naquela ocasião, uma cápsula contendo Césio 137, encontrada por dois catadores de material reciclável em um centro hospitalar desativado, foi rompida e a liberação causou a morte de quatro pessoas e ferimentos graves dezenas de outras.

 

“É bastante improvável. No caso do Césio, o roubo da fonte só foi descoberto muito tempo depois. O acidente já tinha sido desenrolado. Foram mais de 20 dias depois de ter sido roubada a fonte. Além disso, a intensidade da fonte é cem vezes menor que a do Césio. A energia do Selênio 75 é bastante inferior a da energia média dos raios gamas do Césio 137”, disse.

 

Informações sobre o veículo Renault Logan, da cidade de Paulínia (SP), placa ENX 3304, e o material radioativo roubados podem ser passadas para a Emergência Radiológica da Comissão Nacional de Energia Nuclear pelos telefones (21) 9218-6602 ou 2173-2920.

 

Fonte: Agência Brasil