Início Plantão Rio Secretário Geral da FIFA visita o Maracanã

Secretário Geral da FIFA visita o Maracanã

Secretário-Geral da FIFA Jérôme Valcke, acompnhado do secretário da Casa Civil, Regis Fichtner, da secretária de Esporte e Lazer, Márcia Lins, de membros do Conselho Administrativo do Comitê Organizador Local (Rogério Santana/Divulgação)

 

O secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, visitou, na manhã desta segunda-feira (26/11), o estádio do Maracanã para acompanhar as obras do estádio. O secretário chefe da Casa Civil, Regis Fichtner, o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, a secretária de Esporte e Lazer, Márcia Lins, e o ex-jogador de futebol Ronaldo, membro do conselho de administração do Comitê Organizador Local (COL), estiveram presentes, acompanhando Valcke e o restante da comitiva da Fifa.

Segundo o calendário previsto pelo Governo do Estado e pelo consórcio que administra as obras, a primeira parte da cobertura do Maracanã será instalada ainda em dezembro e a segunda, em janeiro de 2013.

 

Secretário-Geral da FIFA Jérôme Valcke, acompnhado do secretário da Casa Civil, Regis Fichtner, da secretária de Esporte e Lazer, Márcia Lins, de membros do Conselho Administrativo do Comitê Organizador Local (COL) e do Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visitaram obras do Maracanã. (Rogério Santana/Divulgação)

 

 

Segundo o ministro, não há dúvida de que as obras serão entregues a tempo do primeiro jogo da Copa das Confederações, no dia 16 de junho. O estádio ficará sob a administração da Fifa a partir de 27 de maio de 2013, quando será preparado para a estreia.

 

– O Maracanã conheceu, este ano, uma evolução espetacular nas obras de reforma. Calculando a evolução mês a mês neste período, e projetando o prazo necessário para a conclusão, percebemos estatisticamente que a obra será entregue a tempo – disse Rebelo, ressaltando que o estádio foi construído em 22 meses, tempo recorde, para a Copa de 1950.

 

Valcke e as autoridades visitaram o 3º andar do estádio, para verificar o andamento das obras. O presidente da Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio), Ícaro Moreno, mostrou aos convidados um vídeo institucional, com a evolução das obras no estádio, desde agosto de 2010 até o estágio atual. Durante a exposição, Moreno explicou detalhes sobre a recuperação estrutural do Maracanã, o volume de concreto usado, a natureza dos equipamentos, a quantidade de mão de obra empregada, além da origem de cada material usado na reforma.

 

– Este estádio é especial, único. E tem que estar pronto para a Copa das Confederações, não há escolha. Mas tenho o compromisso das mais importantes autoridades do Rio de que tudo será entregue a tempo. Estou confiante – disse Valcke.

 

Segundo Fichtner, o Estado está em contato diário com o (COL), com o governo federal e com a prefeitura do Rio, em integração total. O secretário afirmou será feita, nos próximos dias, a licitação da parte da obra do estádio que falta: uma complementação, que, embora fique intramuros, é fora do estádio. Fichtner assegurou que essa complementação ficará pronta a tempo da realização dos eventos-teste.

 

– Estamos prontos para sediar tanto a Copa das Confederações quanto a Copa do Mundo, e faremos um grande espetáculo – afirmou Fichtner.