Início Plantão Rio Secretário Sérgio Côrtes é homenageado pelo êxito no combate à tuberculose

Secretário Sérgio Côrtes é homenageado pelo êxito no combate à tuberculose

O secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, recebeu nesta sexta-feira (22/06) uma homenagem do Ministério da Saúde pelo êxito no programa de combate à tuberculose, que contribuiu para alcance dos “Objetivos do Milênio – 2015 para a Tuberculose no Brasil”, em 2011, ou seja, quatro anos antes da meta estabelecida. A cerimônia, realizada no Complexo de Saúde da Rocinha (UPA e Clínica da Família), contou com a presença da diretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margareth Chan, do diretor do Fundo de População das Nações Unidas, Babatunde Osotimehin, e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O secretário municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, Hans Dohmann também foi homenageado.

Reconhecidas mundialmente e premiadas pela Organização Mundial de Saúde, as ações de combate à doença permitiram a maior redução de todo o país na incidência da tuberculose. Nos últimos quatro anos, a incidência de novos casos no estado do Rio de Janeiro caiu de 14.815 doentes em 2008 para 12.642 em 2011.

ROCINHA COMO MODELO

A Rocinha é considerada modelo na implantação da estratégia de tratamento contra a tuberculose. A taxa de cura no local hoje é de 84%. Atualmente todos os casos notificados são tratados pelos agentes que saúde, que utilizam o modelo DOTS, sigla em inglês para Tratamento Diretamente Observado, no qual o profissional de saúde acompanha cada dose do medicamento que é tomada pelo paciente, evitando abandono do tratamento quando os sintomas desaparecem.

 

Fonte: Governo do Rio