Início Plantão Rio Secretário Sérgio Côrtes recebe prêmio Orilaxé de Personalidade do Ano

Secretário Sérgio Côrtes recebe prêmio Orilaxé de Personalidade do Ano

 

Na noite de terça-feira, dia 14, o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Cortes, recebeu o prêmio de Personalidade do Ano Orilaxé, do grupo Afroreggae, no Vivo Rio.  “É uma emoção muito grande. Eu não sabia o que falar e pensei em dedicar esse prêmio ao Diego Frazão. O Diego está hoje tocando violino pra gente, torcendo para que vençamos na vida e lutemos por um futuro melhor. Tive a oportunidade de conhecer o Afroreggae no Alemão, em 2007, numa época em que a gente não imaginava que o Alemão poderia ser o que e hoje. Toda essa mudança que o estado do Rio de Janeiro está vivendo tem um pouco o dedo do Afroreggae, que nunca desistiu, quando a sociedade já tinha desistido – disse Côrtes ao receber o prêmio das mãos do coordenador do Afroreggae, José Junior, referindo-se ao processo de pacificação que o Rio vem passando com a implantação das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs), sobretudo a tomada do Complexo do Alemão em novembro de 2010, quando todas as comunidades da região se libertaram do domínio do poder do tráfico e hoje podem começar a usufruir de serviços públicos.

 

O secretário ganhou ainda um violino das mãos de Priscila Frazao, irmã de Diego, mencionado por ele. Diego Frazãoera parte da orquestra de cordas do Afroreggae e morreu em 2010, aos 13 anos, no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, por conta de uma leucemia, pouco depois de ficar famoso por sua foto tocando violino, durante o enterro do líder do Afroreggae, Evandro da Silva.
Diego foi indicado em 2010 ao Prêmio Faz Diferença do jornal O Globo eo registro de sua imagem emocionado tocando violino foi considerada como uma das mais emocionantes dos últimos tempos.

 

Prêmio Orilaxé – Uma iniciativa do Grupo Afroreggae. São 15 categorias premiadas, que abordam de maneira interessante as múltiplas possibilidades do tema. Esta é a 12º edição do Prêmio Orilaxé que teve início em 2000. Este ano, o tema da premiação foi a diversidade sexual. O secretário Sérgio Côrtes recebeu o prêmio Personalidade do Ano por sua contribuição no trabalho de mobilização e conscientização sobre a necessidade de prevenção à dengue, doença que, ano a ano, leva a epidemias no Rio de Janeiro e no Brasil, por conta da proliferação do mosquito transmissor.

 

A palavra Orilaxé vem do Yorubá, língua dos ancestrais africanos, e quer dizer “a cabeça tem o poder da transformação”. Ele foi criado para homenagear aqueles que, assim como o AfroReggae, trabalham para a transformação do mundo em que vivemos. A cada ano, 45 jurados, de diversos pontos do país, indicam e depois escolhem os premiados em cada uma das categorias do Prêmio.
Campanha 10 Minutos Contra a Dengue – A campanha foi lançada pela Secretaria de Estado de Saúde como o tom do alerta para evitar o alarme neste verão, sendo uma importante ferramenta de conscientização para a necessidade de todos se engajarem no combate ao foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.

 
Fonte: Assessoria de Comunicação – Secretaria de Estado de Saúde – Twitter: @SaudeGovRJ