A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Rio (Seplag) promove no distrito de Morro Azul, em Paulo de Frontin, o segundo Seminário Regional, que contará com a participação do prefeito de Paulo de Frontin, Eduardo Paixão, de secretários e prefeitos de Paty do Alferes, Miguel Pereira, Vassouras e Mendes. Este é o segundo seminário realizado pela Seplag, que visa disseminar, junto aos municípios fluminenses, a cultura do planejamento estratégico como ferramenta imprescindível para uma gestão pública eficaz. O projeto tem o apoio da Fundação Universitária José Bonifácio e está sendo realizado em parceria com a Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (AEMERJ).
O primeiro seminário sobre o tema foi realizado no dia 16 de outubro, em São João da Barra, reunindo prefeitos e secretários dos municípios da região Norte do Estado. As demais regiões também receberão o seminário, em datas e locais ainda a serem definidos.
Além do planejamento estratégico, os seminários visam estimular a implantação de políticas de modernização administrativa e a criação de consórcios intermunicipais. Em todos os eventos, o secretário de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa, apresenta o Planejamento Estratégico do Governo do Estado, mostrando como foi elaborado e em que estágio se encontra. Durante sua apresentação, o secretário aponta também as oportunidades de investimento, os macroprojetos estruturantes o que eles representam para os municípios e regiões relacionados, além de fazer uma análise da situação sócio-econômica atual e das perspectivas para os próximos anos.
O professor Mauro Osório, da UFRJ e da Fundação Universitária José Bonifácio, fará uma análise sócio-econômica do Estado, mostrando diversos dados sobre o Rio de Janeiro. Orlando Thomé Cordeiro, também da Fundação Universitária José Bonifácio, vai tratar do planejamento estratégico no âmbito do desenvolvimento municipal.
Lucia Colonese, da Subsecretaria Adjunta de Programas Especiais da Seplag, irá abordar o Projeto Municípios Eficientes. Além disso, um representante da Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (Investe Rio) mostrará como utilizar o Programa de Modernização da Administração Tributária e Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT).
Fonte: Secretaria de Planejamento