Início Plantão Rio Segurança inaugura mais dois telecentros

Segurança inaugura mais dois telecentros

A Academia de Polícia Civil do Rio de Janeiro (Acadepol) e o Batalhão de Choque da Polícia Militar (BP Choque) vão ganhar um telecentro no início de 2010. O espaço terá 10 computadores, sala de gestão e video-conferência, TV e DVD para policiais civis e militares, bombeiros, agentes penitenciários e guardas municipais que realizam os treinamentos da Rede Nacional de Ensino à Distância, da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Desde o ano passado, a Secretaria de Estado de Segurança já inaugurou 10 telecentros. O último, inaugurado em novembro, contemplou o município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

Todos os laboratórios possuem 10 computadores conectados à internet banda larga, uma sala de vídeo e um tutor para atender os alunos. Os serviços são gratuitos. Atualmente, os profissionais da segurança pública podem utilizar o telecentro para acessar o treinamento, imprimir textos e assistir aos vídeos dos 30 cursos disponibilizados pela Rede de Ensino à Distância. Cerca de 20 mil agentes de segurança do Estado participaram do último ciclo dos cursos, que começou em setembro e foi concluído no final de novembro.

– Este espaço é importante, principalmente, por integrar todas as forças de segurança: bombeiros, policiais e guarda municipais. O telecentro nos permitiu estabelecer um maior contato com os batalhões e as delegacias – contou o secretário municipal de segurança pública de Belford Roxo, coronel Francisco D’Ambrósio.

Os locais contemplados com os telecentros são: Duque de Caxias; Campos dos Goytacazes; São Gonçalo; São João de Meriti; Nilópolis; Itaboraí; Volta Redonda; Belford Roxo; Nova Iguaçu; e Rio de Janeiro, cujo telecentro funciona no Prédio da Secretaria de Segurança.

– É um ganho para os profissionais por se tratar de um espaço voltado para o estudo e a capacitação. É fundamental inserir os agentes de segurança pública neste processo de inclusão de digital – diz a gestora do telecentro de Duque de Caxias, Rosimar Barga de Souza. Segundo ela, o espaço recebe cerca de 15 profissionais por dia, chegando a 30 na época dos cursos.

As inscrições para o próximo ciclo dos cursos à distância devem começar em janeiro e podem ser feitas através do site www.mj.gov.br/ead. Durante os cursos, os profissionais têm acesso a textos, artigos, livros e vídeos baseados em matriz curricular determinada pela SENASP. Os responsáveis pelo conteúdo – os tutores – são, também, profissionais capacitados do setor.

Seguem os contatos dos telecentros do estado:

Duque de Caxias

Rua Silva Fernandes, 275 – Parque Duque

Tel: 08000263434

São Gonçalo

Travessa Uriscina Vargas, 36 – Alcântara

Tel: 3262-3664

São João de Meriti

Av. Presidente Lincoln – Edifício Antares/sala 335 – Vilar dos Teles

Nilópolis

Rua Pracinha Walace Paes Leme, 1508 – Centro

Tel: 3761-5485

Itaboraí

Rua Desembargador Ferreira Pinto, 9 – Centro

Tel: 9819-7236

Volta Redonda

Avenida Mario Haseck, 10 – Santo Agostinho

Tel: (24) 3339-9287

Belford Roxo

Avenida Joaquim da Costa Lima, 2415

Tel: (21) 2761-6471

Nova Iguaçu

Avenida Doutor Luiz Guimarães, 956 – Centro

Tel: (21) 9259-5153/3642-8205
 

Fonte: Gov. Estado RJ