Início Plantão Barra Segurança Pública recebe propostas

Segurança Pública recebe propostas

No painel de segurança, último do dia do Primeiro Seminário das Associações da Barra e Adjacências, o advogado Cláudio Carneiro iniciou a palestra lembrando da época que foi oficial do Bope e disse acreditar que a segurança pública está baseada em três pilares: poder público, instituição e policial : “ A maioria dos policiais são honestos, alguns são corruptos e deviam ser expulso. O policial deve ser valorizado por nós. A instituição funcional da vontade do agente policial e do poder público. Acredito que o papel da OAB é zelar por seus profissionais e pela população, e para isto devemo trabalhar juntamente com profissionais especializados do setor  para cobrar atitudes da autoridade pública” ressaltou ele.

O comissário de polícia Wilson Tadeu apresentou um quadro comparativo de números entre Minas e Rio que gastam aproximadamente o mesmo valor em segurança: 5 bilhões de reais. Mas no entanto em Minas o efetivo policial é 25% (48.0000) contra o Rio (38000) e a área de minas é de 600.000, enquanto do Rio é de 44 mil. Para ele, a necessidade de unificação das policias, extinção da estrutura militar da PM e continuidade administrativa.  Ele ainda apontou que existe um terreno ao lado do 31º BPM já cedido a policia para construir uma policia técnica.

Gilberto Pereira apresentou dois fatores o papel do agente público de promover ao cidadão paz, tranqüilidade e ser o guardião e também o técnico de impedir que armas de guerra cheguem aos bandidos.

Ao final do evento, foi lida a carta da Barra, entre os pontos: transportes (solução aérea e subterrânea)  e adoção de três mergulhões imediatos. Na área de ordem urbana remover a população ribeirinha. No meio ambiente , dragagem das lagoas, ETE , ecobarreiras e  na área de segurança aumento policial e efeiivo, modernização e melhorias de equipamento e a criação do centro de treinamento.

 

Fonte: Redação AIB