Início Plantão Rio Seis escolas do Grupo Especial desfilam no Rio

Seis escolas do Grupo Especial desfilam no Rio

Seis escolas de samba do Grupo Especial desfilam hoje (6/3) no Sambódromo carioca a partir das 21h. O desfile deste grupo é o mais conhecido espetáculo do carnaval do Rio de Janeiro. A primeira escola a entrar na Avenida Marquês de Sapucaí será a São Clemente, seguida pela Imperatriz Leopoldinense, Portela, Unidos da Tijuca, Vila Isabel e Mangueira.
 
Cada escola tem, no máximo, 82 minutos para desfilar. A previsão de término do primeiro dia de desfiles é as 3h50 da manhã de segunda-feira (7). Mais seis escolas de samba do Grupo especial desfilam na noite de segunfa-feira: União da Ilha, Salgueiro, Mocidade, Grande Rio, Porto da Pedra e Beija-Flor.
 
As escolas são avaliadas por vários jurados em quesitos como fantasia, alegorias, samba-enredo, enredo, mestre-sala e porta-bandeira e bateria. Os pontos e a escola vencedora do carnaval carioca serão divulgados na Quarta-Feira de Cinzas (9).
 
Neste ano, por causa do incêndio que destruiu no mês passado as alegorias e fantasias da Grande Rio, da Portela e da União da Ilha, nenhuma escola será rebaixada. As três agremiações afetadas pelo fogo não concorrerão ao título.
 
No desfile de hoje, a São Clemente, que há anos oscila entre o Grupo Especial e o Grupo de Acesso A – a segunda divisão do carnaval – terá como enredo O Meu, o Seu, o Nosso Rio: Abençoado Por Deus e Bonito Por Natureza”.
 
Já a segunda escola, Imperatriz Leopoldinense, traz o enredo A Imperatriz Adverte: Sambar Faz Bem à Saúde, sobre a história da medicina. A Portela, apesar de não concorrer ao título, promete muita emoção na Avenida Marquês de Sapucaí, com fantasias e alegorias reconstruídas às pressas, para mostrar a história da navegação no enredo Rio, Azul da Cor do Mar.
 
A atual campeã, Unidos da Tijuca, investe num tema pouco convencional e fala sobre filmes de terror no enredo Esta Noite Levarei sua Alma. A Unidos de Vila Isabel, campeã em 2006, falará sobre cabelos no enredo Mitos e Histórias Entrelaçadas pelos Fios de Cabelos.
 
Já de madrugada, a Estação Primeira de Mangueira encerra o primeiro dia de desfiles com o enredo O Filho Fiel, Sempre Mangueira, sobre o centenário de nascimento do sambista e compositor carioca Nelson Cavaquinho.

Fonte: Agência Brasil