Início Plantão Rio Sem Alergia, com Qualidade de Vida

Sem Alergia, com Qualidade de Vida

“Sem alergia, com qualidade de vida” é o tema da Campanha de Prevenção das Doenças Alérgicas comemorado no dia 07 de maio. A iniciativa é promovida por especialistas da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia) em apoia o dia mundial de combate à asma, comemorado em 01 de maio.

 

Durante a primeira semana do mês, os médicos realizarão as atividades em 21 estados brasileiros, representados pelas regionais. As ações têm o objetivo de alertar as pessoas sobre as doenças que afetam atualmente 30% da população, sendo que 20% desse percentual são as crianças as mais afetadas. As doenças alérgicas predominantes são as alergias respiratórias – com destaque para a asma e rinite alérgica-, alergia alimentar, alergia a medicamentos, alergia a picada de insetos e alergia de pele.

 

 

Doenças respiratórias

As alergias respiratórias acometem mais os pacientes nas estações do outono e inverno, devido às baixas temperaturas e a facilidade de proliferação de ácaros. A Asma atinge de 10% a 25% da população brasileira, sendo responsável, anualmente, por 400 mil internações hospitalares e 2.500 óbitos (DATASUS 2011) e um número incontável de atendimentos ambulatoriais, principalmente em salas de urgência e de faltas ao trabalho e à escola. A asma é caracterizada por sintomas de falta de ar, tosse, chiado no peito.

 

 

Outro fator predominante é a rinite alérgica, considerada um fator de risco para desenvolvimento das crises asmáticas. Segundo dados do International Study of Asthma and Allergies (ISAAC), a rinite alérgica atinge cerca de 26% das crianças e 30% dos adolescentes brasileiros. A doença é caracterizada por sintomas de coceira, entupimento das narinas, coriza nasal e espirros, similares aos da gripe. A queda da temperatura, ambientes mais fechados e a piora da qualidade do ar agravam as crises.

 

 

 

Alergia alimentar

A alergia alimentar é uma reação adversa do organismo a determinados alimentos. A doença atinge 8% das crianças e 2% dos adultos. Os alimentos mais comuns que provocam as reações são: leite de vaca, clara de ovo, o trigo, frutos do mar e soja.

 

 

 

Dessensibilização alimentar – evolução no tratamento

Recentes pesquisas internacionais divulgadas mostram a eficácia da dessensibilização alimentar, também conhecida como imunoterapia oral, no tratamento das alergias alimentares. Esse procedimento é realizado com a ingestão do alimento alérgico causador e tem como objetivo tornar o organismo mais tolerante à substância. “É uma espécie de vacina mas que o efeito é dessensibilizar o organismo progressivamente até que o individuo tolere uma quantidade tão grande ao ponto que ele possa ter uma dieta livre sem reação”, explica Dra. Ariana Campos Yang, diretora da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia). O procedimento é realizado em alimentos que são mais expostos na alimentação di&aac ute;ria do individuo, esse tipo de tratamento não cura a alergia definitivamente, mas faz com que organismo seja tolerável evitando reações mais graves.

 

 

Programação
Confira a programação da regional Rio de Janeiro:

Data: 06 de Maio
Local: Parque dos Patins na Lagoa – RJ
Horário: 9h00 às 13h00 
Ação: Durante o evento será realizada medida de Pico de Fluxo Expiratório, distribuição de folder com a presença de renomados especialistas da ASBAI. Direcionado ao público infantil, o evento contará com a presença de brincadeiras, bandinhas, ácaro gigante, blimps e palhaços perna de pau.

 

 

Data: 07 de maio
Local: Policlínica Botafogo
Ação: Distribuição de material educativo sobre alergia na entrada do hospital.

 

 

Data: 07 de maio
Horário: 12h00
Local: Setor de Alergia e Imunologia Dermatológica da Santa Casa Misericórdia
Ação: Distribuição de material educativo durante toda a semana nos ambulatórios do Serviço e na segunda-feira, dia 07, às 12h00 horas, haverá palestra direcionada aos pacientes e seus familiares.

 

 

Data: 08 de maio
Horário: 08h00 às 12h00
Ação: Atividades educativas e distribuição de material educativo no setor 13 dos ambulatórios.

 

 

Data: 08 de maio
Horário: 08h00 às 12h00
Local: Hospital Universitário Fundão – 2° andar – Ambulatório de Imunologia Clínica
Ação: Acontecerão atividades interativas com os pacientes abordando a importância das principais doenças alérgicas e métodos que auxiliam o diagnóstico como espirometria, testes cutâneos e o tratamento como medicamentos, controle do ambiente e fisioterapia serão abordados. Haverá também orientação de uso de dispositivos inalatórios e distribuição de material educativo.
Coordenação: Profª Gisele Viana Pires, Chefe do Serviço de Imunologia do HUCFF/UFRJ e Drª Solange Oliveira Rodrigues Valle, Vice-Chefe do Serviço

 

 

Datas: 08 de maio e 10 de maio
Horário: 08h00 às 10h00
Local: UERJ: – na Policlínica Piquet Carneiro
Ação: haverá duas atividades em sala de espera na terça-feira, dia 08, e quinta-feira, dia 10, com apresentação de data show sobre lavagem nasal, usa de dispositivos na asma e controle ambiental. Distribuição de material educativo e esclarecimento de dúvidas com a equipe médica

.

 

Data: 09 de maio
Local: Associação Brasileira de Asmáticos
Ação: Palestra “Doenças de Inverno – Asma, Rinite e Sinusite, em Jacarepaguá, em parceria com o Serviço de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

 

 

Data: 09 de maio
Horário: 11h00
Local: Instituto Fernandes Figueira
Ação: O INSTITUTO FERNANDES FIGUEIRA, em comemoração a semana da alergia realizará palestra educativa para pacientes portadores de doenças alérgicas, com distribuição de material educativo.

 

 

Data: 09 de Maio
Local: Instituto de Pediatria Martagão Gesteira
Ação: Na quarta-feira da semana da alergia, o serviço de alergia e imunologia do IPPMG / UFRJ, fará uma conversa sobre “controle ambiental: você sabia?” na sala de espera de atendimento, pela manhã.

 

 

Data: 09 de maio
Horário: 13h00 às 15h00
Local: Policlínica Geral do Rio de Janeiro
Ação: Realização da Jornada “Doenças de Inverno – Asma, Rinite e Sinusite” em conjunto com a ABRA .
Também serão realizadas atividades de sala de espera com os pacientes do ambulatório, no período da manhã.

 

 

Data: 09 de maio
Horário: 08h00 às 09h00
Local: Hospital São Zacharias – andar térreo, salão principal.
Ação: Em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção às Doenças Alérgicas, o Serviço de Alergia e Imunologia do Hospital São Zacharias fará atividades interativas com os pacientes abordando a importância das principais doenças alérgicas. Métodos que auxiliam o diagnóstico como espirometria, testes cutâneos e o tratamento, medicamentos, controle do ambiente, serão abordados.
Coordenação: Prof. Alfeu França- Chefe do serviço e Dr. Augusto Abe.

 

 

Data: 10 de maio
Local: PUC
Ação: Manhã de atividades na Santa Casa nas especialidades de alergia,  dermatológica. Distribuição de material educativo.

 

 

Data: 11 de maio
Horário: 10h00 às 12h00
Local: Hospital Gaffrée e Guinle
Ação: As atividade do HUGG incluirá:
– Palestra educativa sobre “Alergia Alimentar – Fatos e Mitos”
– Questionário de avaliação sobre o conhecimento de leigos sobre alergia alimentar
– Distribuição de material educativos sobre a prevenção e tratamento de doenças alérgicas

 

 

Sub-regionais ASBAI RJ

 

Noroeste Fluminense
Data: 05 de maio
Local: Avenida principal da Cidade de Itaperuna
Ação: Medição d PFE, avaliação de controle de asma além de esclarecimentos e orientações gerais para  população. O evento terá apoio da Universidade Iguaçu Campus Itaperuna e médicos da cidade.